Documentário sobre conflitos em comunidades pesqueiras será exibido no FAMA

20 de março de 2018

FAMA FILME
Documentário produzido pela Arte em Movimento em parceria com Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), “Vento Forte” será exibido nesta terça-feira (20), no Museu Nacional, em Brasília, dentro da programação da mostra Água e Resistência, no Fórum Alternativo Mundial  da Água (FAMA).

A produção surge da necessidade em denunciar, de forma mais ampla, como o avanço da aquicultura empresarial, do turismo predatório e dos grandes projetos impacta comunidades pesqueiras de todo país, negando seus direitos e criando conflitos em seus territórios.

Instrumento de luta

Para a secretária executiva do CPP, Ormezita Barbosa, esse será um importante instrumento de luta política. Ela alerta para os riscos que o modelo neodesenvolvimentista traz para os pescadores e as pescadoras artesanais. “Esse modelo passa por cima das comunidades só visando o lucro. As empresas chegam e levantam resorts e portos ameaçando o sustento de milhares de pessoas. Inclusive, já existem movimentos para privatizar águas públicas em diversas regiões. Esse momento é de luta para os pescadores e as pescadoras”, explicou.

Segundo a diretora do documentário, Patrícia Antunes, a realização do filme foi um enorme desafio. Gravado em 21 comunidades, em diferentes regiões do Brasil, o panorama de violação de direitos humanos e direitos ambientais é devastador. “Os pescadores e pescadoras artesanais estão absolutamente invisíveis aos olhos da grande mídia, da justiça e de boa parte da sociedade”, afirma Patrícia Antunes. Além de revelar o cenário de exploração depredatória dos territórios, o documentário traz a poesia de Helder Quiroga e a bela interpretação de Benjamin Abras.

Exibição gratuita

A exibição no Museu Nacional em Brasília, contará com a presença do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) e da diretora Patrícia Antunes, que vão liderar um debate após a exibição do filme.

O público que for prestigiar a produção precisa chegar ao local 30 minutos antes da sessão que terá início às 19h no Museu Nacional, Auditorio II – Setor Cultural Sul, Esplanada dos Ministérios – Brasília/DF.

Sobre o documentário

O documentário “Vento Forte” participou do Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos – Ecocine 2015 e também do Festival de Cinema Socioambiental da Serra do Cipó – CineCipó 2015. Foi exibido nos cinemas da Fundação Joaquim Nabuco em Recife e no Cine 104 em Belo Horizonte. Além de ocupar salas alternativas em outros 6 estados no Brasil desde o seu lançamento. No exterior foi exibido também no cinema do Vaticano em Roma.

Por Jucelene Rocha
Rede de Comunicadores/as