Direito à água mobilizou comunidades de Pernambuco e Paraíba

03 de abril de 2008

Encerrando as atividades comemorativas da Semana da Água em Pernambuco, a Diocese de Pesqueira, junto com a Cáritas Diocesana de Caruaru e o Centro Agroecológico Sabiá, promoveu no dia 27 de março discussões sobre mobilização social, políticas públicas e convivência com o semi-árido pela garantia do direito à água.

O painel “Acesso à água é direito de todos” contou com a presença de Selvino Reck, assessor especial da Presidência da República; Adeildo Fernandes, coordenador da Articulação do Semi-Árido em Pernambuco (ASA-PE); Wedson Galindo, assessor do Programa Prorural, representando o Governo do Estado, e mais de 30 representantes das famílias beneficiadas pelo Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC).

À tarde os/as participantes do encontro trabalharam com quatro oficinas temáticas: Água e Segurança Alimentar; Água e Meio Ambiente; Mobilização Cidadã e Políticas Públicas; e Agroecologia e cidadania no semi-árido.

No final do dia, a plenária debateu as proposições de cada grupo e definiu a reafirmação do texto “Acesso à água: vida e liberdade para as famílias do Semi-árido”, parte da carta política do IV Encontro Nacional da ASA, como expressão da luta pela efetivação dos direitos, especialmente o direito à água e a participação popular na discussão dos grandes projetos que envolvem recursos hídricos.

O documento, que defende as alternativas de convivência com o Semi-árido e repudia o projeto de Transposição do Rio São Francisco, foi lido na manhã da sexta-feira (28/3), após a Feira de Saberes e Sabores, num ato político que levou cerca de 500 pessoas à quadra do Sesi de Pesqueira.

“Manifestamos nosso apoio a um processo de revitalização participativo e democrático da Bacia do rio São Francisco, que é parte de um projeto maior de desenvolvimento sustentável do Semi-Árido, com ampla mobilização da sociedade civil e contra o projeto de integração e transposição de suas águas”, diz o trecho que encerra a carta. O ato público foi o fechamento das ações de todo o mês.

Um mês de atividades – Mais do que uma semana, oito municípios do agreste pernambucano realizaram diversas atividades em comemoração à Semana da Água durante todo o mês de março. Palestras em escolas, conferências municipais, debates com comunidades rurais e mobilizações foram algumas das ações promovidas, de 4 a 28 de março, nas cidades de Poção, Pedra, Pesqueira, Arcoverde, Tupanatinga, Belo Jardim, Venturosa e Buíque.

Comunidades paraibanas farão mapeamento de recursos hídricos

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/3), a Central das Associações Comunitárias do Município de Cacimbas e região (Camec), em parceria com a Cáritas Regional NE 2 (AL, PB, PE, RN), o Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba e a Ação Social Diocesana de Patos, realizou, no dia 22 de março, uma oficina com famílias agricultoras da comunidade de Monteiro, em Cacimbas (PB), sobre o acesso à água no semi-árido paraibano.

Representantes de nove comunidades da região discutiram a situação dos recursos hídricos a que as populações têm acesso e definiram uma agenda de debates e ações para todo o ano. Entre as questões a serem trabalhadas por lideranças comunitárias e agricultores/as de Cacimbas, o assoreamento (acúmulo de sedimentos que provoca, entre outros, a diminuição do volume de córregos d’água) foi escolhido como prioridade. Os participantes do encontro decidiram também elaborar os mapas hídricos das 15 comunidades do município para subsidiar a proposição de intervenções nas áreas.

Para a elaboração do mapeamento, serão realizados, ainda no mês de abril, encontros locais que identificarão os recursos hídricos disponíveis em cada localidade, a quantificação de cisternas, poços e tanques de pedra já existentes, e as ações previstas para a região. As oficinas também têm o objetivo de capacitar e sensibilizar a comunidade quanto ao manejo e a preservação das fontes de água.

* Assessora de Comunicação da Cáritas Regional NE2 (AL, PB, PE, RN), com edição de Renina Valejo (Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira).
Helena Padilha*