English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Diocese de Picos (PI) vivencia Ano Jubilar, incentivando comunhão entre comunidades

09 de dezembro de 2014
cartaz-diocese

A diocese de Picos, situada no Regional Nordeste IV da CNBB, Estado do Piauí, com área geográfica de 23,121km², abrangendo uma população de 354.870 habitantes (IBGE-2010) em 42 municípios, com suas 18 paróquias e uma área pastoral, está em comemoração do Ano Jubilar, tendo em vista os 40 anos de sua criação e instalação.

Em sintonia com o tema “Ser Igreja, comunidade de comunidades, indo a todos e envolvendo a todos” e com o lema “Todos abraçavam a fé e viviam unidos” (At 2, 44), as comemorações do Jubileu têm como objetivo incentivar as diversas comunidades a estarem sempre em comunhão umas com as outras, em suas paróquias e com a diocese toda, atendendo aos apelos e urgências da evangelização.

O início das comemorações do Jubileu aconteceu no dia 21 de setembro de 2014 e se prolongará por um ano, com diversas comemorações festivas: visitas pastorais missionárias, romaria penitencial, romaria do Jubileu em Juazeiro do Norte/CE, celebrações jubilares das pastorais, movimentos e associações católicas.

Durante o Ano Jubilar, as atividades seguem três passos significativos: a memória da caminhada, a celebração e o compromisso de perseverar no seguimento de Jesus Cristo, vivenciando o tema do Jubileu.

Cada grupo ou pastoral deve preparar o seu Jubileu com afinco, inspirando-se no Tema Central, para que a comemoração dos 40 anos da diocese seja uma oportunidade de recordar a caminhada e um autêntico revigoramento da vida cristã nas pessoas.

No dia 21 de setembro de 2015, acontecerá a comemoração do Aniversário da Instalação da diocese, com a Santa Missa, na praça da Igreja Catedral, às 19h. Para o evento, contamos com a presença do núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, dos bispos do Regional Nordeste IV e de outros Regionais, bem como de padres, seminaristas, autoridades civis e militares, religiosas, leigos e o querido povo das comunidades.

A diocese foi criada no dia 28 de outubro de 1974, pela bula “Neminem Latet”, do Papa Paulo VI, desmembrada da diocese de Oeiras, tendo como padroeira Nossa Senhora dos Remédios. A instalação definitiva ocorreu no dia 21 de setembro de 1975, quando tomou posse seu primeiro bispo, Dom Augusto Alves da Rocha (21/09/1975 – 24/10/2001). O bispo atual é Dom Plínio José Luz da Silva, que tomou posse aos 31/01/2004.

 

Por Assessoria de Comunicação da Diocese de Picos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br