1º de Setembro: Dia Mundial de Oração pela Criação

01 de setembro de 2017
Tempo-criação-2017-1200x762_c

Esta é a terceira vez que pessoas do mundo inteiro são convidadas a participar do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação desde que a data foi instituída pelo papa Francisco em 2015. Nesta edição haverá o “Tempo da Criação”, iniciativa que tem início hoje, 1º de setembro e segue até o dia 4 de outubro, quando a Igreja Católica celebra São Francisco de Assis, autor do Cântico das Criaturas e inspiração para o pontificado do papa Francisco.

Atos simbólicos

Líderes cristãos e ambientais de todo o mundo estarão à frente de um serviço de oração, reflexão e música para celebrar o Dia da Criação e o início da Temporada de Criação, de acordo com o Movimento Católico Global pelo Clima.

Com o apoio da ACT Alliance, da Rede Mundial de Oração do papa, do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e da Rede Ambiental de Comunhão Anglicana, serão promovidas ações simbólicas em frente a minas de carvão, poços de fracking e outros locais de destruição ecológica. O envolvimento do papa com a questão ambiental está expresso nas reflexões e propostas apresentadas na encíclica Laudato Si’ – sobre o cuidado da casa comum.

Nas celebrações deste ano, de acordo com os organizadores, as comunidades cristãs estarão engajadas em ações simbólicas em áreas de mineração de carvão, fracking e outros locais de destruição ecológica. No dia 24 de setembro, uma ação simbólica ocorrerá em Taize, França, na Conferência Europeia da Comissão de Justiça e Paz, intitulada “Comunhão para responder ao grito da terra e ao grito dos pobres”.

Várias conferências episcopais, incluindo o Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE), a Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia (COMECE) e a Conferência das Igrejas Europeias (CEC) serão convidadas.

Iniciativas de jornadas de oração pela criação vão de 1º de setembro a 4 de outubro. As ações estão mapeadas no site http://pt.seasonofcreation.org/

Iniciativas de jornadas de oração pela criação vão de 1º de setembro a 4 de outubro. As ações no mundo inteiro estão mapeadas no site pt.seasonofcreation.org

Mensagem

Em uma ação conjunta, o papa Francisco e o e do Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, divulgaram uma mensagem neste Dia Mundial de Oração pela Criação. Um trecho da publicação diz: “A quantos ocupam uma posição de relevo em âmbito social, econômico, político e cultural, dirigimos um apelo e urgente apelo a prestar responsavelmente ouvidos ao grito da terra e a cuidar das necessidades de quem está marginalizado, mas sobretudo a responder à súplica de tanta gente e apoiar o consenso global para que seja sanada a criação ferida. Estamos convencidos de que não poderá haver uma solução genuína e duradoura para o desafio da crise ecológica e das mudanças climáticas, sem uma resposta concertada e coletiva, sem uma responsabilidade compartilhada e capaz de prestar contas do seu agir, sem dar prioridade à solidariedade e ao serviço”. Para ler a mensagem completa clique aqui

Ações no Brasil

No Brasil, serão promovidas algumas atividades em âmbito local, conforme incentivado pelos organizadores, que disponibilizaram um mapa com as ações em todo o mundo.

A Pastoral da Ecologia de Santos (SP) estará reunida no Santuário de Santo Antônio do Valongo. Outro evento do tipo é preparado em Anápolis (GO) para o dia 7 de setembro, por iniciativa do Secretariado de Justiça, Paz e Integridade da Criação dos Franciscanos.

Também acontecerão eventos ecumênicos de oração pela criação: em São José dos Campos (SP), será na praça monsenhor Ascânio Brandão, com envolvimento das Igrejas Católica Apostólica Romana, Ortodoxa Russa – Patriarcado de Moscou e a Evangélica de Confissão Luterana do Brasil. A promoção é da Comissão Socioambiental da diocese de São José dos Campos.

Outro evento ecumênico será realizado em Lagoa Vermelha (RS) pela Escola Estadual Professora Delfina Loureiro, no dia 25 de setembro, com o tema “Sustentabilidade e cuidado da Criação”.

Em Bom Retiro do Sul (RS), será realizado o evento inter-religioso de oração pela criação, com organização do grupo Juventudes, Direitos e Fé por uma mobilização inter-religiosa. A ação de 15 a 17 de setembro envolverá católicos, umbandistas, espíritas, anglicanos, luteranos e hinduístas.

“É possível criar alternativas que possibilitem um mundo habitável diante da escassez de recursos. Além da urgente discussão sobre a realidade ambiental, as juventudes brasileiras enfrentam situações de extrema vulnerabilidade”, considera o grupo.

Fonte: CNBB/pt.seasonofcreation.org

SOS HAITI FURACÃO