Dia do agricultor e da agricultora terá caminhada nas ruas de Pesqueira

24 de julho de 2017
caminhada agricultura familiar

Muitos desconhecem, mas a Agricultura Familiar é responsável por parte da segurança alimentar, pela preservação dos alimentos tradicionais, e contribui para uma alimentação balanceada e uso sustentável dos recursos naturais. No cenário nacional, responde por 38% do valor bruto da produção agropecuária, e é responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

Com um papel tão importante foi instituído que 28 de julho é o Dia da Agricultura Familiar, e para celebrar a data, a Cáritas Diocesana de Pesqueira realiza na sexta-feira, 04 de agosto, o Dia do Agricultor, uma caminhada que reúne 2000 agricultores (as) pelas ruas de Pesqueira (PE) com extensa programação de atividades durante todo o dia.

Com o tema “Agricultura Familiar: Pão Partilhado e Bem Viver”, o lançamento ocorreu na última terça-feira (18), no espaço Dom Helder com a participação de agricultores (as) de diversos municípios, representantes da gestão, de sindicatos, de associações, de imprensa local, religiosos e religiosas, além dos agentes das Cáritas (Inter) Paroquiais.

A programação começou com acolhida, mística e boas-vindas para receber os convidados feita pelos agentes Giselle Cavalcanti e Risaldo Gomes, e o presidente da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Aparecido Libório. Na sequência foi apresentada uma retrospectiva das edições anteriores do Dia do Agricultor, com fotos, vídeo e depoimentos sobre participar do evento.

“Pra mim esse momento é muito importante, porque eu sou agricultor e os meus filhos também, todos nós sobrevivemos da agricultura, e não só como agricultor, mas também como agente Cáritas acompanho este evento deste o primeiro. Então, celebrar esta data é muito importante porque fortalece nossa ação na agricultura familiar”, explica Aparecido Libório.

O Núcleo de Comunicação da Cáritas apresentou as peças que serão utilizadas no dia do evento como camisas, bonés e garrafinhas d’água. E ainda a programação para o dia 04 de agosto, como o Show de Talentos com os grupos culturais das comunidades rurais, caminhada pelas ruas de Pesqueira até o Espaço Ford, apresentações das temáticas sobre o tema Pão Partilhado e Bem Viver, uma Feira de Mudas e a Troca de Sementes que serão realizadas pelos próprios agricultores. Por fim, haverá uma bênção e partilha, além da doação dos alimentos trazidos pelos agricultores (as).

Segundo Hilda da Silva, agricultora da cidade de Venturosa (PE), “todos os agricultores tem que participar deste evento. É um momento da gente celebrar, se reencontrar e principalmente, conquistar novos espaços e ir à luta dos nossos direitos”, comenta.

Ao final, a secretaria executiva da Cáritas, Neilda Pereira, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da participação dos agricultores (as) neste dia , que tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a sociedade para aqueles e aquelas  que não são reconhecidos (as) e nem tampouco considerados (as) como a principal mão de obra do país.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira

SOS HAITI FURACÃO