Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Crateús se prepara para a 14ª Feira da Agricultura Familiar

23 de maio de 2018


A feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária dos Territórios de Inhamuns e Crateús chega em sua 14ª edição. Agricultores e agricultoras, artesãos e artesãs, artistas, pescadoras e pescadores são os protagonistas desta iniciativa coletiva que se constituiu em grande parte pela esperança e amor das pessoas que participam deste grande evento.

Toda a programação é pensada coletivamente. Até mesmo os preços são discutidos na assembleia de feirantes, antes de serem repassados para a comunidade, para que os produtos sejam acessíveis, por um preço justo e que corresponda à lógica da cooperação e não da competição.

A Feira este ano acontece nos dias 7 e 8 de junho e demonstra a abundância da produção agrícola gerada no semiárido brasileiro, mesmo após anos seguidos de chuvas anuais abaixo da média, mas onde a organização popular pautada na persistência e na esperança ativa continua fazendo brotar empreendimentos pautados nos valores da agroecologia e da economia popular solidária.

Durante os dois dias de Feira, além da comercialização dos produtos da agricultura familiar e do artesanato do sertão, participantes ainda conhecem a região através dos intercâmbios de experiências nas casas de agricultores e agricultoras que mostram suas riquezas tanto na agricultura como nas tecnologias de convivência com o semiárido.  Durante os dois dias acontecem  ainda diversas oficinas para feirantes e público geral para que se capacitem e melhorem seus trabalhos no dia a dia.

Em 2017 os participantes da Feira puderam conhecer a diversidade de produtos do sertão e de outras regiões do Brasil em mais de 200 barracas.

Para viabilizar a estrutura necessária para a realização da Feira neste ano de 2018 está em andamento uma campanha de financiamento coletivo com a meta de arrecadar R$ 20.000.  Para saber mais sobre as doações clique aqui

A Feira de Crateús é uma construção coletiva. Desde a primeira edição é realizada por agricultores, agricultoras, artesãos, artesãs e mais de 20 entidades governamentais e não governamentais, movimentando mais de dois mil voluntários, com a participação de um total de 20.000 pessoas de todo o Brasil.

– Cáritas Diocesana de Crateús

– Cáritas Brasileira

– Instituto Federal Ceará – Sede Crateús

– FETRAECE

– Ematerce

– Governo do Estado do Ceará

– IDEA

– CONTAG

– SEBRAE

– Fórum Cearense pela Vida no Semiárido

– Governo Federal

– BNDES

– IBV

– CUT Ceará

– Banco do Nordeste

– AARTECRAT

– IPAT

– EFA Dom Fragoso

– Paróquia Senhor do Bonfim

– WeWorld

– Projeto Paulo Freire

– Instituto Agropólos

– CPP

– Universidade Princesa do Oeste

– Sindicato de Trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares de Crateús

Por Jucelene Rocha
Com informações da Cáritas Diocesana de Crateús

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br