Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Copa dos Refugiados e Imigrantes 2019 terá início em Brasília neste final de semana

09 de agosto de 2019

Organizada pela ONG África do Coração com apoio de agências da ONU, a consagrada competição será realizada de forma inédita na capital federal e conta com a participação de oito seleções

 O maior projeto de integração esportiva que envolve refugiados e imigrantes no Brasil terá início em Brasília neste fim de semana. A etapa da Copa dos Refugiados e Imigrantes de futebol no Distrito Federal (DF) envolve a participação de 160 jogadores amadores (20 em cada seleção) que representarão seus respectivos países de origem: República Democrática do Congo, Cabo Verde, Gana, Paquistão, Haiti, Guiné, Colômbia e Venezuela.

A Copa dos Refugiados e Imigrantes é organizada pela ONG África do Coração e conta com o apoio nacional da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Organização Internacional para as Migrações (OIM), da empresa Sodexo, GDF – Governo de Distrito Federal, IMDH e Caritas Brasileira.

“O aspecto sociocultural muitas vezes é deixado em segundo plano na integração dos migrantes. Para a OIM, apoiar iniciativas como a Copa dos Refugiados e Imigrantes é fundamental para criar condições que garantam uma inclusão sustentável e que beneficia a todos”, destaca o chefe da missão da OIM no Brasil, Stéphane Rostiaux.

O lançamento oficial da etapa de Brasília acontece na sexta-feira (9), no auditório do Estádio Mané Garrincha, com a presença de autoridades públicas. No sábado (10), começam as disputas na Arena 310 (QS 310, Samambaia Sul) a partir das 9h. Os times finalistas decidirão a etapa no domingo (11), no Estádio Valmir Campelo, às 15h. A etapa de Brasília recebe também o apoio do Governo do DF. Os eventos são abertos ao público.

A seleção campeã desta etapa disputará a chamada Copa do Brasil de Refugiados e Imigrantes no Rio de Janeiro, envolvendo também os vencedores das outras rodadas regionais: Porto Alegre (a ser disputada no dia 18/08), Rio de Janeiro (14 e 21 de setembro), Curitiba (14 de setembro), Recife (14 de setembro) e São Paulo (datas a serem confirmadas).

O tema da Copa dos Refugiados e Imigrantes 2019 é “Reserve um minuto para ouvir uma pessoa que deixou o seu país”. Ao todo, a competição envolverá aproximadamente 1120 atletas de 39 nacionalidades, reunindo pessoas em situação de refúgio (solicitantes de refúgio e refugiados reconhecidos) e imigrantes.

Com objetivo de promover os respectivos protagonismos, mostrar as realidades dessas vidas para o público brasileiro, e assim, dar mais um passo para romper os preconceitos, as discriminações e lutar contra a xenofobia. Além de, chamar a atenção para as necessidades de inserção dos refugiados/imigrantes no mercado de trabalho e de reconhecimento de suas respectivas riquezas culturais.

Sobre a Copa dos Refugiados e Imigrantes: O evento surgiu em 2014 na cidade de São Paulo como uma iniciativa da ONG África do Coração com o apoio do ACNUR.

“O evento reflete um projeto de integração de pessoas refugiadas por meio do esporte, envolvendo refugiados que representam seus países de origem que buscam promover suas culturas, talentos e conhecimentos no Brasil. Para o ACNUR, ganham os refugiados, imigrantes e a população brasileira”, defende José Egas, Representante do ACNUR no Brasil.

Promovida na capital paulistana desde então, em 2017 a iniciativa passou a ser realizada em Porto Alegre e no ano seguinte, em 2018, no Rio de Janeiro. Este ano, a Copa dos Refugiados e Imigrantes terá sua estreia nas capitais de Brasília (DF), Curitiba (PR) e Recife (PE).

Serviço

COPA DOS REFUGIADOS E IMIGRANTES 2019 – ETAPA BRASÍLIA

Abertura oficial: 9 de agosto de 2019, sexta-feira

Horário: 9h30

Local: Auditório do estádio Mané Garrincha, Brasília – DF

Jogos

Fase inicial

Data: 10 de agosto

Local: Arena 310. QS 310, Samambaia Sul – DF

Horário: a partir das 9h

Decisão da etapa

Data: 11 de agosto

Local: Estádio Valmir Campelo, Gama – DF

Horário: 15h

Informações para a imprensa:

África do Coração
africadocoracao.diretor@gmail.com

(11) 3105 7254

Juliana Hack – OIM – ONU Migração
iombrazilpress@iom.int
(61) 3771 3772

Victoria Hugueney – ACNUR
hugueney@unhcr.org
(61) 9 8416-3044

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br