Rede Cáritas realiza celebração ecumênica do Natal em Brasília durante a 94ª Reunião do Conselho Consultivo Nacional

11 de dezembro de 2018

“Belém é o lugar do nascimento de Jesus, mas também foi o lugar da insegurança. Belém é uma cidade que guarda, portanto, a ambiguidade da esperança e da insegurança, porque não havia lugar para eles [a Sagrada Família]. Hoje Belém não é muito diferente, e refletir sobre esse contexto, neste momento do nosso país é desafiador, representa pensarmos também nas ambiguidades da nossa vida enquanto nação. Um país que não perde a esperança, mas que também vive com medos. Vamos celebrar o Natal sem a certeza do que vai acontecer ano que vem”, afirmou a pastora luterana, Romi Bencke durante a celebração do Natal Ecumênico realizada durante a 94ª Reunião do Conselho Consultivo Nacional da Cáritas Brasileira.

A celebração integra as ações do Projeto 10 Milhões de Estrelas, uma iniciativa permanente da Cáritas Brasileira que se repete a cada ano como gesto concreto e coletivo na perspectiva da consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade historicamente comprometida.

O momento celebrativo em Brasília contou com a participação de representantes dos regionais e articulações da Cáritas Brasileira, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), além de outras instituições e grupos parceiros no Projeto 10 Milhões de Estrelas.

Direitos Humanos

Ainda durante a celebração que aconteceu na última segunda-feira (10), a pastora Romi lembrou: “a data que marca a celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, há dois dias também choramos o assassinato de dois camponeses na Paraíba, Orlando Bernardo, e Rodrigo Celestino. É nesse contexto de nascimento e morte, de justiça e injustiça que nós celebramos a esperança do nascimento de Jesus”, destacou.

A pastora também recordou as vítimas do incêndio na Vila Corbélia, em Curitiba (PR), na última sexta-feira (07). Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 300 casas foram atingidas.

O arcebispo de Aracaju e presidente da Cáritas Brasileira, dom João da Costa, o pastor luterano Everton Luiz Knaul e a pastora Romi Bencke, também luterana, presidiram a celebração ecumênica do Natal

Homenagem

Durante o encontro o grupo vivenciou também um momento de homenagem a Ademar Bertucci, agente Cáritas e grande semeador da Economia Popular Solidária no Brasil. Ademar faleceu no último mês de outubro e deixou um legado de afetos e muitas memórias por toda Rede Cáritas.

Entre os muitos testemunhos partilhados a respeito da atuação do agente Cáritas, em seus muitos anos de dedicação à causa da implantação dos valores da economia solidária, destacaram-se relatos de momentos do cotidiano simples, intenso e alegre vividos em meio aos compromissos e ações por ele acompanhadas.

Agentes Cáritas celebram a memória e o legado de Ademar Bertucci, o memento contou com a presença de Zoraide Bertucci, companheira de Ademar que o acompanhou em muitas lutas em defesa da economia solidária

Conselho Consultivo

O Conselho Consultivo Nacional da Cáritas Brasileira é formado por representações dos 12 regionais e cinco articulações que atuam em todo o país em áreas como Economia Popular Solidária, Migração e Refúgio, Meio Ambiente Gestão de Risco e Emergências, Criança, Adolescentes e Juventudes, Convivência com os Biomas, entre outros.

Durante a reunião, que segue até quarta-feira (12), os participantes discutem principalmente os caminhos para a preparação da Assembleia  Geral da Cáritas que vai ocorrer no segundo semestre de 2019.

A Reunião do Conselho Consultivo Nacional conta com a participação de 57 agentes que representam regionais e articulações da Cáritas Brasileira