Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Conic lança Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

28 de janeiro de 2016

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 será lançada oficialmente na quarta-feira de cinzas, dia 10 de fevereiro. O tema da campanha deste ano é “Casa Comum, nossa responsabilidade”, e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24). A campanha deste ano busca fortalecer a construção de políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da Casa Comum, ou seja, do planeta Terra.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica é realizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e assumida pelas igrejas-membros: Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Sírian Ortodoxa de Antioquia. Além dessas igrejas, estão integradas à campanha a Aliança de Batistas do Brasil, Visão Mundial e Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep). A Coleta Ecumênica Nacional da Solidariedade ocorrerá no dia 20 de março, Domingo de Ramos.  

Este ano, a Campanha da Fraternidade Ecumênica terá dimensão internacional, pois será realizada em parceria com a Misereor, entidade vinculada à Igreja Católica da Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento da Ásia, África e América Latina. A campanha será lançada oficialmente às 10h45min do dia 10/2 na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Setor de Embaixadas Sul (SES) 801, conjunto B, em Brasília/DF. Na noite do mesmo dia, a partir das 20 horas, está prevista a realização de uma celebração ecumênica na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana, na Entre Quadras Sul (EQS) 405/406, Asa Sul. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3321-4034.

Políticas de saneamento

No Brasil, 7,2 milhões de habitantes não possuem banheiro em suas residências (de acordo com o Progress on Sanitation and Drinking-Water, dados de 2014), cerca de 35 milhões de pessoas não contam com água tratada em casa e quase 100 milhões estão excluídas do serviço de coleta de esgotos, como aponta publicação de 2015 do Instituto Trata Brasil. Por isso, a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 aborda prioritariamente a construção de políticas públicas na área do saneamento básico.

Ainda de acordo com o Trata Brasil, a cada 100 litros de água coletados e tratados, em média apenas 67 litros são consumidos. Contudo, 37% da água coletada no Brasil é perdida em função de vazamentos, furtos ou ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas do consumo de água, do que resulta um prejuízo de R$ 8 bilhões. A soma do volume de água perdida por ano nos sistemas de distribuição das cidades daria para encher seis sistemas Cantareira (SP). Eis o porquê da campanha tocar mais diretamente este assunto, uma vez que o mesmo diz respeito à saúde pública, à dignidade humana, à sustentabilidade do planeta e também à economia.

Materiais relacionados à Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 estão disponíveis aqui.

Fonte: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários

maria augusta de almeida halec:

Urge a todos nós brasileiros tomarmos uma posição de defesa dos nossos direitos. Neste ano de eleição municipal poderíamos nos unir, se conscientizar dos 17 ODS e elaborar uma carta compromisso para que todos os candidatos assinassem antes das eleições. Fazer cumprir a lei e capacitar o povo para participar verdadeiramente das políticas públicas.

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br