Confira o resumo de algumas atividades do Fórum Social Temático de Energia

11 de agosto de 2014

O evento ocorreu em Brasília (DF), de 7 a 10 de agosto. O encontro foi um espaço de articulação e fortalecimento das entidades e organizações da sociedade civil que debatem a temática no país e no mundo. Com o tema central “Energia: para quê? Para quem? Como?”, as mais de 40 atividades que foram desenvolvidas giraram em torno do debate de formas alternativas de produção de energia com o objetivo de diversificar as matrizes energéticas geradoras e garantir menos impactos ao meio ambiente e grupos sociais.

Entidades lançam campanha Energia para a vida!

Diversas entidades e militantes estiveram presentes no lançamento da campanha ENERGIA Para a Vida! A atividade teve como objetivo apresentar as diversas ferramentas desenvolvidas pela campanha, a fim de instigar a reflexão sobre novas formas de pensarmos a política energética brasileira. A atividade ocorreu na noite de hoje (8), e faz parte da programação do FST Energia.

Para fomentar os debates, a Campanha conta com um hotsite (www.energiaparavida.org), onde é possível assinar uma petição a favor de novas fontes energéticas, que será encaminhado aos candidatos à presidência. Ainda no hotsite, é possível também assistir um vídeo que mostra a realidade da política energética brasileira, além de mostrar novos modelos de produção de energia. Por fim, também está disponível cartaz mural e panfletos contendo os objetivos e razões da campanha.

Presidenciáveis debatem políticas energéticas no FST Energia

fst-presidenciaveisCandidatos e representantes da campanha presidencial 2014 estiveram presentes no último sábado (dia 9) no Fórum Social Temático ENERGIA. Eles participaram da atividade com a sociedade civil para debater suas propostas de políticas energéticas, além de responderem a perguntas feitas pelos participantes. O evento aconteceu na UnB, no penúltimo dia do FST Energia.

Estiveram presentes os candidatos Zé Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV), além dos representantes das candidaturas do PSOL, Rafael Madeira, e do PSB, Pedro Ivo. O debate apresentou nove perguntas (àbaixo) a respeito de temas sensíveis à tematica da energia, que foram analisadas e ponderadas durante a atividade. Apesar de pequenas diferenças, todos os candidatos concordaram que há urgência de uma transformação drástica na política energética do Brasil, principalmente no que se refere à produção da energia mercadológica.

Os candidatos também concordaram que é necessária a participação da sociedade civil nesses processos, para que não haja prejuízos sociais e ambientais em políticas e ações voltadas para a geração e distribuição de energia. As candidaturas também pactuaram ser preciso descentralizar a produção de energia, como forma de baratear custos e evitar disperdício.

Confira as perguntas realizadas:

1 – A candidatura irá garantir a participação social na formulação de poíticas públicas para a energia?

2 – Continuarão a usar grandes barragens hídricas como principal fonte de energia?

3 – priorizar a energia solar descentralizada como sua política energética?

4 – O candidato continuará usando monoculturas (como a soja) como fonte para agro-combustíveis?

5 – Qual o seu compromisso com a transição da frota de combustíveis fósseis para outra que utilize energia limpa?

6 – Como o candidato vê a possibilidade de diminuir o ritmo de crescimento do setor minal?

7 – O que pensa o candidato sobre o uso do método de fracking?

8 – O candidato é a favor ou contra o uso de Usinas nucleares?

9 – O candidato pretende denunciar o projeto obsoleto de Angra 3?

Debate entre candidatos ao Governo do DF aborda o tema ENERGIA

fst-governoDFO Fórum Social Temático Energia sediou, na tarde de sexta (dia 8), um debate com candidatos ao governo do Distrito Federal. Estiveram presentes Toninho do PSOL, e Welington almeida, representante do candidato Rollemberg do PSB. O objetivo da atividade foi apresentar propostas e questionamentos voltados para a questão energética.

Foram formuladas questões a respeito de energia solar, transporte urbano e energia nuclear. Os candidatos se comprometeram com os todos os problemas levantados, prometendo:

– Ampliar o uso de energia solar descentralizado

– Ampliar o uso de transportes públicos sem o uso de combustíveis fósseis

– Declarar o df território livre de energia nuclear e denunciar o projeto obsoleto de angra 3

Fonte: Fórum Social Temático de Energia