English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Confederação Cáritas debate 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

07 de abril de 2017
vmgy3u01kph02102015160906

Entre os dias 27 e 28 de março, a Caritas Internationalis realizou em Genebra, na Suíça, uma reunião de trabalho para analisar os principais resultados esperados em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). 

No dia 1º de janeiro de 2016, iniciou-se a implementação oficial da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O plano de ação para a transformação baseia-se em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com ações urgentes para fazer frente aos desafios globais no decorrer dos 15 anos seguintes.

Segundo a ONU, a Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. A erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é tido como o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

É importante que todos os países e todas as partes interessadas atuem em parceria colaborativa para a implementação deste plano. O desejo maior é libertar o ser humano da tirania da pobreza e da penúria, além de curar e proteger o nosso planeta, tomando medidas ousadas e transformadoras, que são urgentemente necessárias para direcionar o mundo para um caminho sustentável e resiliente. Ao embarcarmos nesta jornada coletiva, é fundamental o comprometimento de que ninguém seja deixado para trás.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as 169 metas que foram anunciadas demonstram a escala e a ambição desta nova agenda universal. Elas se constroem sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e concluirão o que estes não conseguiram alcançar. Os ODS buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Caritas Internationalis em consonância com os 17 ODS

O encontro da Caritas Internationalis em Genebra contou com a participação das Cáritas regionais (continentais) que apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; estiveram presentes representantes da América Latina e Caribe, América do Norte, África, Oriente Médio e Norte da África, Ásia, Europa.

O objetivo principal foi trazer as experiências e melhores práticas e lições aprendidas nas entidades Cáritas, bem como as lacunas e oportunidades para 2017, tendo em conta a análise interna da Caritas Internationalis em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Durante o encontro, a representante da Organização das Nações Unidas (ONU) Kali Taylor trouxe as perspectivas globais e a agenda para 2017. Taylor ponderou que “é importante coletar dados no mundo de forma confiável” e que esses indicadores não podem vir somente do governo, mas também das experiências da sociedade civil, organizações não governamentais e entidades que trabalham com a promoção e defesa da vida humana, como a Cáritas.

Para 2017, as ações propostas foram de que a rede Cáritas em todo mundo tenha um conhecimento mais aprofundado sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como monitore a implementação dos objetivos em seus países, contribuindo para a introdução de políticas públicas que favoreçam os mais pobres nos níveis regionais, nacional e internacional.

Relembre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
1 – Erradicação da pobreza
2 – Fome zero e agricultura sustentável
3 – Saúde e bem-estar
4 – Educação de qualidade
5 – Igualdade de gênero
6 – Água potável e saneamento básico
7 – Energia limpa e acessível
8 – Trabalho decente e crescimento econômico
9 – Indústria, inovação e infraestrutura
10 – Redução das desigualdades
11 – Cidades e comunidades sustentáveis
12 – Consumo e produção responsáveis
13 – Ação contra a mudança global do clima
14 – Vida na água
15 – Vida terrestre
16 – Paz, justiça e instituições eficazes
17 – Parcerias e meios de implementação

Saiba mais sobre os 17 ODS aqui.

Por Márcio Lima / representante da Cáritas Brasileira no eixo Desenvolvimento Humano, Integral e Solidário – referência para o tema na zona Cone Sul da Cáritas América Latina e Caribe

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br