Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Comunidades tradicionais das Ilhas de Abaetetuba, no Pará, comemoram o Dia Mundial da Água

01 de abril de 2019

Para celebrar o dia 22 de março, Dia Mundial da Água, as comunidades tradicionais das Ilhas de Abaetetuba (PA), presente no território de suas 72 ilhas, reuniu o povo ribeirinho, quilombola, pescador, extrativista, cristão, para unificar o grito em prol da sua riqueza natural de maior valor, a água. Eram mais de duas mil pessoas na comunidade de São Francisco Xavier, no Rio Guajará de Beja. Na ocasião, o grupo emitiu a nota a seguir:

 

Reafirmaremos dia a dia nossa resistência, nesse chão e em nossas águas, por nossos antepassados e por aqueles que virão depois de nós. Não aceitaremos passivamente que ninguém chegue em nossa casa dizendo o que fazer e como devemos fazer. Exigimos o direito da consulta livre, prévia e informada. Sem enganação, sem mentiras e propagar de falsas ilusões!

Nossas Ilhas, nossa casa comum, não está à venda. Nossas águas não estão negociáveis. E não aceitaremos que ninguém roube de nós aquilo que é mais sagrado e que nos foi confiado pelo Criador.

Gritamos pelo nosso direito de plantar, de pescar, de tomar banho nessas águas, de repassar nossos ensinamentos a nossos filhos e netos.

Gritamos pelo direito de termos nossa história viva, continuada e não apagada pelo esquecimento da extinção.

Gritamos por nossos seres da natureza, pela vida da terra, da água e do ar. Por aqueles que vemos e por aqueles que não vemos, mas sentimos e sabemos que estão aqui. Respeitem nossas visagens e o espírito da Mãe Natureza!

 Gritamos pelo nosso direito de permanecer, de existir e viver aqui!

Gritamos ainda, pelo território Livre de ameaças às nossas crianças e adolescentes, jovens e familiares.

Por estas e muitas outras razões é que hoje nos reunimos aqui e unificamos nosso grito! Nossa água não é mercadoria!

22 de março de 2019

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br