Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Comissão da CNBB define caminhos de ajuda para migrantes venezuelanos

28 de maio de 2018

Em Brasília (DF), a Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEPEEHT), da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou reunião nos dias 23 e 24 de maio de 2018. O tema central dos trabalhos foi a situação dos migrantes e refugiados venezuelanos que continuam chegando, todos os dias, no Brasil, no estado de Roraima. Esse contexto foi conhecido pelos membros da Comissão na missão realizada em Roraima, de 1º a 4 de março de 2018.

No encontro foram apresentadas as dificuldades, as iniciativas, os desafios e os avanços nas ações dos coletivos representados na comissão, visando intensificar o papel e como fazer realidade a missão do CEPEETH frente à crise da migração venezuelana no Brasil.

Entre as dificuldades, foi destacado a falta de lideranças e a pouca continuidade para conduzir os trabalhos relacionados à temática do tráfico humano, a falta de visibilidade dessa problemática, a fragilidade das instituições públicas, o pouco diálogo, a falta de coordenação com as pastorais sociais e organismos, a falta de ações do poder público e de políticas públicas.

Entre as iniciativas realizadas ressaltaram-se os seminários, as semanas e encontros de reflexões, formação de agentes, trabalho cotidiano de prevenção, orientação, fiscalização e denúncia. Também foi sugerido a inclusão da temática nos comitês locais da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), na preparação ao Sínodo Pan-Amazônico, na Rede Cáritas, Rede Um Grito Pela Vida, Pastoral da Mulher Marginalizada, Pastoral do Migrante, Pastoral do Menor a articulação com a Rede Latino-americana e Caribenha de Migração, Refúgio e Tráfico de Pessoas (Clamor) e a Confederação de Religiosos da América Latina e do Caribe (Clar), além da participação no último Fórum Social Mundial, e outras organizações.

Alguns desafios percebidos pela comissão são: a necessidade do trabalho articulado, ampliação da acolhida, o combate ao contrabando e exploração sexual e laboral de migrantes e refugiados, a falta de recursos humanos e financeiros, o fortalecimento das redes de exploração aos migrantes.

Nesse sentido, o presidente da Comissão, dom Enemesio Lazzaris, ressaltou a importância da presença efetiva, em que cada instituição representada agrega força que nasce de suas diferentes realidades, que gera credibilidade e incidência. Frente a isso, ele denuncia a invisibilidade dos crimes contra os migrantes.

A comissão encaminhou atividades para o ano 2018. Entre elas uma carta para as dioceses, prelazias e regionais da CNBB sensibilizando para a acolhida e cuidado com os migrantes venezuelanos, com olhar para a realidade e risco das violações de direitos e explorações. A promoção de diálogo com os bispos referenciais das Pastorais Sociais e organizações como Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) e participação no Encontro das Pastorais Sociais em julho deste ano para abordar a temática. Também foi programada uma mesa de diálogo com os órgãos do poder público e coletiva de imprensa em Brasília, no dia 13 de setembro de 2018.

Faz-se necessário, segundo a Comissão, uma presença em Roraima para apoiar e ajudar nos trabalhos de prevenção ao tráfico de pessoas e exploração sexual junto a Rede Um Grito Pela Vida e outras instituições. Junto com isso, uma oficina de integração dos trabalhos e uma Oficina Nacional de formação sobre o tráfico de pessoas nos dias 14 a 16 de novembro, em Brasília.

Com informações da Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br