Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

CNBB sedia o ato da III Jornada Mundial dos Pobres e Semana de Solidariedade

04 de novembro de 2019

Cerimônia de abertura ocorrerá no próximo dia 7 de novembro sede da CNBB, reafirma compromisso da Igreja em colaborar na erradicação da miséria e pobreza do Brasil.

 

“A esperança dos pobres jamais se frustrará” é a reflexão central que a III Jornada Mundial dos Pobres (JMP) e Semana da Solidariedade traz para a comunidade entre os dias 10 a 17 de novembro de 2019.  O Ato da Jornada ocorrerá no próximo dia 7 de novembro, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília- DF, o qual reforça os espaços de diálogo, aproximação da Igreja na reflexão e ação em torno das pautas dos pobres. 

A Cáritas Brasileira, em parceria com a Pastoral  da Mulher Marginalizada, Pastoral do Povo de Rua e Pastoral do Migrante organizam a Jornada e propõem para a Comunidade Católica atividades mobilizadores em torno da temática. Com a abertura oficial na CNBB com a participação do Dom Francisco Cota, bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba e membro da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da CNBB, se reforça o compromisso da Igreja na erradicação da pobreza, seguindo os passos da Mensagem do Papa Francisco para o III Dia Mundial dos Pobres: “Ao aproximar-se dos pobres, a Igreja descobre que é povo, espalhado em muitas nações que tem a vocação de fazer com que ninguém se sinta estrangeiro nem excluído, porque a todos envolve num caminho comum de salvação”. 

O protagonismo de integrantes das entidades de base, pastorais sociais e movimentos sociais em geral é o pilar principal deste Ato, o que simboliza a escuta e compartilhamento de desafios das causas que geram pobreza no Brasil. Desta maneira, além da essência dessa problemática social, também serão apresentadas alternativas que são vivenciadas pelos grupos presentes neste diálogo.

O tema deste ano destaca a resistência e protagonismo dos pobres como denunciadores das injustiças  e das desigualdades sociais. Nesse sentido, as atividades mobilizadoras também pretendem expressar através da fé, sobretudo no coração daqueles que naturalizam a pobreza: a esperança perdida devido às injustiças, aos sofrimentos e à precariedade da vida.

HISTÓRICO 

Convocada pelo Papa Francisco no encerramento do Ano da Misericórdia, em 2016, a JMP é um convite a todas as comunidades cristãs e a todas as pessoas de boa vontade, para que levem esperança e conforto aos pobres, e a colaborem para que ninguém se sinta privado da proximidade e da solidariedade humana. Como nos anos anteriores, a Cáritas Brasileira está animando as ações da JMP.

Sendo assim, o compromisso dos cristãos na ocasião e sobretudo em sua cotidianidade, não consiste apenas no foco em iniciativas de assistência que, embora louváveis e necessárias devem a aumentar em cada um aquela atenção plena, que é devida a toda pessoa que se encontra em dificuldade. “Esta intenção amiga (da Jornada) é o início de uma verdadeira preocupação pelos pobres, buscando o seu bem ” (Mensagem do Papa Francisco para o III Dia Mundial dos Pobres).

 

PROGRAMAÇÃO 

10h –Acolhida com a presença do Bispo

10:40- Inicio da Roda de conversa

11:30-Síntese Coletiva da Roda de Conversa

13:00- Almoço

14h- Coletiva de Imprensa

14:30- Plantio de uma árvore nativa do cerrado

 

Serviço: Lançamento da III Jornada Mundial dos Pobres

 

Confirmar presença: taina@caritas.org.br

Assessoria Cáritas Brasileira: 

Contato: (61) 3521-0350

E-mail:

Osnilda Lima- osnilda@caritas.org.br 

Tainá Aragão-  taina@caritas.org.br

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br