CNBB manifesta apoio ao CIMI diante das acusações da CPI da Funai

23 de junho de 2017

Em nota divulgada pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta quinta-feira, 22, a entidade manifesta total apoio e solidariedade ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI), alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito denominada CPI da Funai e Incra.

Na nota a CNBB destaca que o indiciamento de integrantes do CIMI “é uma evidente tentativa de intimidar esta instituição tão importante para os indígenas, e de confundir a opinião pública sobre os direitos dos povos originários”. Apesar da autonomia jurídica do CIMI, o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, afirmou que caso os membros da entidade sejam realmente indiciados, a Conferência pode atuar diretamente na defesa dos acusados.

O relatório final da CPI da Funai e Incra foi aprovado no final de maio e resultou no indiciamento de mais de cem pessoas. O texto que acusa servidores da Fundação e do Instituto, antropólogos e dirigentes de organizações não-governamentais de fraudarem processos de demarcação de terras foi defendido por deputados ligados ao agronegócio e bastante criticado por partidos da oposição.

Durante a coletiva de imprensa que apresentou a nota de apoio e solidariedade, Dom Leonardo destacou: “O que nos estranha é que não existe nenhum fazendeiro mencionado. Não se abordou a questão dos assassinatos dos povos indígenas pelas seguranças das grandes fazendas. Isso que nos causa muita estranheza. Por que justamente as entidades que estão a serviço dos povos indígenas são indiciadas e as pessoas que estão em disputa com terras indígenas não sejam apresentadas para um possível indiciamento?”

Os pedidos de indiciamento serão encaminhados para análise do Ministério Público e da Polícia Federal, que decidem se atendem ou não as sugestões.

Leia na íntegra a nota da CNBB:

NOTA DA CNBB EM DEFESA DOS DIREITOS INDÍGENAS E DO CIMI