Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cidades do Paraná recebem a mala da Campanha Mundial da Cáritas Internacional “Compartilhe a Viagem”

16 de junho de 2019

Agentes da Cáritas dialogam com migrantes nas ruas de Ponto Grossa (PR)

     

Mala da ‘Compartilhe a Viagem’ desembarca em Ponta Grossa

A Diocese de Ponta Grossa, no Paraná, recebeu a mala que faz parte da Campanha Mundial da Cáritas Internacional “Compartilhe a Viagem”, dedicada à sensibilização e à informação sobre imigração e refúgio. O objetivo é recolher histórias de migrantes e refugiados que estão no Brasil em busca de melhores condições e celebrar a vida, e as histórias dos migrantes que buscam no Brasil uma nova vida.

Sobre olhares curiosos, na manhã do sábado, 14 de junho, a mala, símbolo da Campanha, percorreu o Calçadão, no Centro da cidade de Ponta Grossa.

Nas ruas os agentes da Cáritas Diocesana de Ponta Grossa, encontraram senegaleses, bengaleses, africanos e chineses. A ação faz parte das diversas atividades que a Cáritas Diocesana tem promovido, desde o dia 12 de junho, quando a mala desembargou na cidade. E visa dar visibilidade ao fluxo migratório no município, os saberes, sabores e a riqueza da história de cada migrante e sua diversidade e divulgar a 34ª Semana do Migrante, de 16 a 23 de junho de 2019.

Na ocasião os agentes da Cáritas de Ponta Grossa, distribuíram convites para as atividades da semana e incentivaram aos migrantes depositarem sua mensagem na mala.

Na ultima quinta-feira (13), a mala da Campanha Compartilhe a Viagem foi ao encontro de histórias na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Estudantes, professores do Projeto de Extensão Internacionalização, Cidadania e Direitos Humanos organizaram um momento muito especial para recepcionar e deixá-la exposta durante todo o dia para que a comunidade acadêmica perceba que o processo migratório está numa crescente, sendo encorajada a refletir sobre essa realidade mundial, através de reuniões, diálogos e ações que visem o acolhimento e garantia de direitos dos migrantes e refugiados.

Agente Cáritas percorreu o Calçadão, no Centro da cidade de Ponta Grossa, com a mala símbolo da Campanha “Compartilhe a Viagem”

No dia 16, os migrantes foram recebidos em uma roda de conversa, no Espaço Cultural Sant’Ana, para  falar sobre o tema “Melhor que o pão é sua Partilha”. Já no dia 17, o Seminário Migração e Políticas Públicas foi realizado no Espaço Cultural, e reuniu representante da Organização Internacional para as Migrações (OIM/ONU), Merissa Farret;  a presidente do Conselho estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas da Cáritas, Márcia Ponce; a advogada da Cáritas Paraná, Angélica Furquim; Rafael Machado, do setor de Relações Internacionais da Cáritas, e o migrante haitiano Jean Woody.

No Paraná, a iniciativa já passou por Foz do Iguaçu, Cascavel, Umuarama, Maringá, Apucarana, Londrina, Jacarezinho. E seguiu dia viagem dia 18 para o Secretariado  Regional da Cáritas Brasileira no Paraná,  em Curitiba. 

O bispo diocesano dom Sergio Arthur Braschi comemorava a chegada da mala na Diocese. “Uma iniciativa muito interessante do papa Francisco para os migrantes, para fazermos essa experiência de acolhida a todos os que têm deixar sua terra, simbolizados por essa mala, onde são colocados vários objetos, cartas, lembranças que chegarão as mãos do papa”, avaliou, citando que a ação da Diocese se dá com a ajuda do Conselho de Leigos. “Na prática, têm procurado acolher os que chegam a dioceses vizinhas, fugindo de perseguição política ou da miséria. A Cáritas é o braço da diocese; tem conseguido emprego, moradia e documentação”, destacou.

A Cáritas Diocesana Ponta Grossa deseja que essas pessoas se conheçam, troquem experiências, multipliquem saberes e compartilhem a vida de forma positiva. 

A mala da Campanha Compartilhe a Viagem foi ao encontro de histórias na Universidade Estadual de Ponta Grossa

Por Ana Paula Andrade  – Cáritas Diocesana de Ponta Grossa /Rede de Comunicadores – (texto e fotos)

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br