Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Carta política do IV ENA denuncia formas predatórias que dominam os sistemas de abastecimento alimentar no Brasil

23 de junho de 2018

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) divulgou a carta IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA).

A carta reafirma a agroecologia como uma alternativa para a superação do modelo de desenvolvimento agrícola e abastecimento alimentar ambientalmente predatório e socialmente injusto, que permanece dominando as orientações políticas do Estado brasileiro.

Não resta dúvida que a agricultura industrial e os sistemas de abastecimento alimentar globalizado são os principais responsáveis pela degradação da Natureza e pelas mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, estão na origem ou acentuam de graves dilemas sociais que afetam as sociedades atuais, tais como a fome e a desnutrição, a pobreza, o desemprego, os preconceitos e a intolerância, a violência e o aumento exponencial de doenças associadas à má alimentação.

As experiências de agroecologia debatidas no evento, vindas de todos os Biomas brasileiros, apresentam soluções concretas para o enfrentamento conjugado dos desafios ambientais e sociais, dando sentido político ao lema do IV ENA: Agroecologia e Democracia, Unindo Campo e Cidade.

O IV ENA aconteceu em Belo Horizonte, de 31 de maio a 3 de junho de 2018.

Leia a síntese da Carta Política do IV ENA

Télécharger la version française de la Charte Politique  Carta Política IV ENA em Francês

 

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br