Carta política do IV ENA denuncia formas predatórias que dominam os sistemas de abastecimento alimentar no Brasil

23 de junho de 2018

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) divulgou a carta IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA).

A carta reafirma a agroecologia como uma alternativa para a superação do modelo de desenvolvimento agrícola e abastecimento alimentar ambientalmente predatório e socialmente injusto, que permanece dominando as orientações políticas do Estado brasileiro.

Não resta dúvida que a agricultura industrial e os sistemas de abastecimento alimentar globalizado são os principais responsáveis pela degradação da Natureza e pelas mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, estão na origem ou acentuam de graves dilemas sociais que afetam as sociedades atuais, tais como a fome e a desnutrição, a pobreza, o desemprego, os preconceitos e a intolerância, a violência e o aumento exponencial de doenças associadas à má alimentação.

As experiências de agroecologia debatidas no evento, vindas de todos os Biomas brasileiros, apresentam soluções concretas para o enfrentamento conjugado dos desafios ambientais e sociais, dando sentido político ao lema do IV ENA: Agroecologia e Democracia, Unindo Campo e Cidade.

O IV ENA aconteceu em Belo Horizonte, de 31 de maio a 3 de junho de 2018.

Leia a síntese da Carta Política do IV ENA

Télécharger la version française de la Charte Politique  Carta Política IV ENA em Francês