Cáritas toma posse e participa de reunião do Conselho Gestor do Programa Viva Voluntário

01 de fevereiro de 2018
foto 2

Por meio de decreto publicado no dia 16 de janeiro de 2018, a Casa Civil e a Secretaria de Governo da Presidência da República deram posse às organizações selecionadas para compor o Conselho Gestor do Programa Nacional Viva Voluntário.

O Conselho passa a ser formado pelas organizações da sociedade civil: Associação Atados, Associação um teto para meu país-Brasil, Cáritas Brasileira, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, Fundação Banco do Brasil, Fundação Itaú Social, ONG Parceiros Voluntários e União dos Escoteiros do Brasil. Pelo setor privado, passam a integrar o Conselho: MGN Consultoria, AFS Intercultura Brasil, AIESEC no Brasil, Associação Argilando, Associação Nacional dos Sapadores-bombeiros (ANSB), Centro de voluntariado de Osasco e região; Fundação Thiago de Moraes Gonzaga; Organização das Cooperativas Brasileiras. Também compõem o Conselho, representantes de 16 Ministérios do Governo Nacional.

Feita a homologação, realizou-se no dia 31 de Janeiro a primeira reunião do Conselho Gestor. O encontro aconteceu na Casa das Nações Unidas (ONU), em Brasília, com a presença de membros do governo e das organizações da sociedade civil e privada. Na ocasião os membros do Conselho agora constituído, puderam conhecer melhor o Programa Viva Voluntário.

A pauta favoreceu a apresentação dos Conselheiros, bem como a apresentação da minuta de Regimento Interno para o Conselho Gestor que foi discutida e aprovada. Os conselheiros também puderam realizar e construir o Plano de Trabalho para 2018.

O coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil e representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Niky Fabiancic faz a acolhida do Conselho Gestor do Programa Nacional Viva Voluntário

O Viva Voluntário

Lançado em agosto de 2017 pelo Governo Brasileiro, o Programa Viva Voluntário tem o objetivo de incentivar o engajamento da população em atividades voluntárias. As diretrizes do programa são definidas pelo Conselho Gestor, composto por representantes de 16 ministérios, além dos 16 representantes do setor privado e de organizações da sociedade civil, entre as quais está a Cáritas Brasileira, que é representada no Conselho pelo assessor nacional, Marcelo Antonio Lemos.

A seleção foi realizada pelo comitê composto por representantes da Casa Civil da Presidência da República, da Secretaria de Governo e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O mandato de cada integrante do Conselho Gestor será de dois anos.

Por meio de portaria conjunta os ministros da Casa Civil e da Secretaria de Governo da Presidência da República homologaram no dia 16 de Janeiro de 2018 o resultado da seleção pública.