English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas São Paulo celebra 50 anos em Assembleia Regional

19 de julho de 2017
ASS SP 2

Entre os dias 14 a 16 de Julho realizou-se na casa de Encontros São Carlos Hospedagem, Jundiaí (SP), a XX Assembleia da Cáritas Brasileira Regional São Paulo. O momento contou com a presença de 20 representantes de oito entidades membro no estado.

Com o tema Caminhos, Conquistas e Desafios nos 50 anos do Regional São Paulo, a Assembleia foi também momento de celebrar o Jubileu, fazer memória da caminhada, resgatar a história para compreender o presente e ajudar a construir e planejar os passos futuros.

A abertura contou com a presença de Dom Vicente Costa, bispo da Diocese de Jundiaí, que saudou todos os presentes e manifestou sua alegria pela Rede Cáritas poder reunir-se em assembleia dentro do território da Diocese.

Mesas temáticas

Entre as atividades os destaques foram as duas mesas temáticas para aprofundar a missão da Cáritas no estado: Sociedade do Bem viver como alternativa aos desafios da cidade, orientada por Toninho Evangelista, secretário Executivo da Campanha da Fraternidade no Regional Sul 1; A importância da Articulação e os desafios do trabalho em Rede orientada por  Júlio César Cintrão, docente Mediador de Redes Sociais no Senac São Paulo.

Alessandra Miranda da Colegiada Nacional da Cáritas Brasileira motivou o momento de Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização (PMAS), apresentando o novo Marco Referencial e seus respectivos instrumentais para a construção do Planejamento Regional.  Alessandra destacou que pela forte incidência das relações com parceria sócio assistencial, a Cáritas deve ter um olhar diferenciado para uma melhor adaptação ao novo modelo de Orientações Estratégicas e áreas de atuação para o fortalecimento das entidades membro e visibilidade das ações em rede.

Alessandra Miranda orienta o grupo sobre o processo de PMAS

Alessandra Miranda orienta o grupo sobre o processo de PMAS

O Secretário Regional, Serginho Silva, destacou o compromisso das entidades membro na Assembleia deste ano como resultado do trabalho do fortalecimento da rede Cáritas São Paulo, enfatizando as visitas que estão sendo realizadas pelo Conselho Regional por todo o território do estado.

Gestão compartilhada

Fazendo a experiência da Gestão compartilhada o grupo realizou a apreciação do Balanço Financeiro da Cáritas Brasileira 2016, a Prestação de Contas Financeira do Regional 2016 e dos Bazares Solidários do Programa de Roupas da Alemanha, que foram aprovadas por todos os presentes.

A XX Assembleia da Cáritas Brasileira Regional São Paulo contou com a presença de 20 representantes de oito entidades membro no estado

A XX Assembleia da Cáritas Brasileira Regional São Paulo contou com a presença de 20 representantes de oito entidades membro no estado

No exercício do processo eletivo com a necessidade da recomposição da suplência no Conselho Regional, a Assembleia elegeu para o mandato até 2020 Adilson Wagner, membro da Cáritas Diocesana de Itapeva.

Uma celebração Eucarística presidida pelo padre José Carlos Vicentin, presidente do Conselho Regional, concluiu os trabalhos da Assembleia. Ao se dirigir aos agentes Cáritas padre Vicentin destacou: “quem acolhe a Palavra produz muitos frutos, a Palavra de Deus é eficaz e fecundante como a chuva e como a semente do mundo novo que espera por nascer, para que nosso mundo se torne um ambiente de fraternidade, de acolhida ao outro, de respeito e de cuidado dispensado a todas as criaturas”.  Ao final todos os padres presentes realizam o envio dos participantes para dar continuidade à missão da Cáritas em suas dioceses de origem. 

Fonte: Site Regional Sul 1 CNBB com colaboração de Serginho Silva

Fotos: Cáritas Regional SP

MAGRE BRASIL

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br