English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas repassa recursos da campanha SOS Equador

21 de setembro de 2016
Cartão para uso nas redes sociais

A Cáritas Brasileira realizou nesta terça-feira o repasse da primeira parcela da Campanha de Solidariedade ao Equador – SOS Equador, lançada pela entidade em conjunto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em benefício das vítimas do terremoto ocorrido no dia 16 de abril deste ano no país sul-americano. A parcela, no valor de R$ 203.252,89, foi creditada à Cáritas Ecuador, de forma a colaborar com as ações de resposta à emergência realizadas. A Pastoral Social Cáritas Ecuador vem atuando em coordenação com a Conferencia Ecuatoriana de Religiosos y Religiosas (CER).

Na fase inicial, o acompanhamento psico-social e espiritual realizado pela Cáritas Ecuador em conjunto com a CER baseia-se em temas como resolução de conflitos, educação emocional e para valores humanos, projeto de vida pessoal e familiar. Na fase final das ações de resposta ao terremoto, serão apoiadas iniciativas que contemplem projetos focados no recomeço e na reestruturação da vida das pessoas afetadas. Até o momento, foram realizadas oficinas de acompanhamento a comunidades em Pedernales, Jama, Portoviejo y Manta, privilegiando a formação de líderes comunitários/as que possam replicar o conhecimento junto às comunidades mais afetadas, principalmente aquelas mais distantes dos grandes centros urbanos.

Nesta perspectiva, foram trabalhados nas oficinas temas como autoestima, autoconhecimento e intervenção em situações de crise. “Fizemos a pergunta: o que te ajudou a seguir adiante? E as respostas das pessoas foram a família, Deus, seus filhos, ainda que muitos tivessem perdido todos os seus pertences”, comenta María José García, que vem acompanhando o processo. O trabalho já foi realizado em 20 comunidades e inclui a ajuda a casos mais críticos, com apoio dos irmãos Capuchinhos. Neste processo, tem se percebido que as pessoas afetadas passaram a perceber a vida de outra maneira. “As pessoas têm se reconciliado mais. Comentam que não vão esperar que ocorra uma nova catástrofe para buscar viver bem. Os que estavam desunidos voltaram a se unir, e assim se verifica outra forma de enfrentar os medos”, aponta María.

Muitas das comunidades afetadas pelo terremoto já enfrentam uma histórica falta de atenção por parte do Estado, a injustiça social, a pobreza e o escasso acesso a direitos. As ações de atendimento a estas comunidades são realizadas pela Cáritas Ecuador com o apoio da Cáritas Noruega e do Apelo Emergencial (EA) da Caritas Internationalis, para o qual se somam múltiplas ações de solidariedade de diversos membros da confederação, entre elas, a da Cáritas Brasileira. Por isso, a entidade vai manter a campanha SOS Equador e convida todos e todas a se somarem a este gesto de solidariedade com as vítimas.  A coleta está sendo realizada por meio das seguintes contas bancárias:

Banco do Brasil
Agência: 3475-4
Conta Corrente: 33.362-X

Caixa Econômica Federal
Operação: 003
Agência: 1041
Conta Corrente: 3824-6

Os materiais preparados para a divulgação da campanha SOS Equador, entre os quais vídeos, spots de rádio, peças digitais e a carta de lançamento da CNBB podem ser acessados aqui. Estão convidadas a participar as dioceses, paróquias, comunidades, congregações, colégios e todas as pessoas de boa vontade. A nossa solidariedade é essencial para ajudar estas pessoas a reconstruírem suas vidas.

Por Luciano Gallas / Assessoria Nacional de Comunicação da Cáritas Brasileira,
com informações de Daniela Andrade / Coordenação de Comunicação da Cáritas Ecuador

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br