Cáritas Regional Minas Gerais celebra 30 anos de solidariedade na construção da sociedade do Bem Viver

08 de março de 2019

Neste dia 8 de março, a Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais comemora 30 anos de ação solidária junto às pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

O secretário regional da Cáritas em Minas, Rodrigo Pires, explica que nesses 30 anos a entidade quer comemorar a sua maturidade e também a presença junto às pessoas mais empobrecidas do estado. “São 30 anos de presença amorosa de Deus e do rosto encarnado de Jesus, junto aos empobrecidos de Minas Gerais”, celebra. Rodrigo destaca que o momento é de união com as forças, movimentos e pastorais sociais para juntos construir a resistência e não perder o que já foi conquistado até aqui.

Com o tema “30 anos de solidariedade na construção da sociedade do Bem Viver” e o lema “Eu vim para que todos tenham vida (Jo 10,10)”, a celebração teve início às 8h com missa presidida por dom Otacilio Ferreira de Lacerda, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. A celebração contou também com a presença do diretor-executivo da Cáritas Brasileira, Luiz Cláudio Lopes da Silva, conhecido como Mandela; do deputado federal, Patrus Ananias (PT-MG); da deputada estadual Marilene Alves de Souza (PT), conhecida como Leninha; e do vereador Pedro Patrus (PT). Além de agentes da Cáritas e integrantes de movimentos, organizações e pastorais sociais parceiras da entidade.

Solidariedade que transforma

A Cáritas é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e está organizada em uma rede com 183 entidades-membros em todo o país. Em Minas Gerais, a Cáritas Regional foi fundada no dia 8 de março de 1979 e chega aos 30 anos composta por 16 entidades-membros, que atuam em distintas regiões do estado: Região Central, Norte, Noroeste, Vale do Jequitinhonha, Vale do Rio Doce, Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte.

No último quadriênio, a Cáritas Regional Minas tem priorizado sete áreas de atuação estratégica, são elas: Infância, Adolescência e Juventude; Economia Popular Solidária; Convivência com os Biomas; Segurança Alimentar e Nutricional; Voluntariado; Migração e Refúgio; Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências, em especial, atuando com os atingidos pela mineração.

Informações: Regional Minas Gerais da Cáritas Brasielira

Foto: Igor Ferrer