Cáritas Regional do Piauí realiza encontro Territorial de Sementes em Picos

16 de julho de 2015
o Encontro Territorial de Sementes 2

A Cáritas Regional do Piauí, através do Programa Sementes do Semiárido, realiza o Encontro Territorial de Sementes nestes dias 16 e 17, quinta e sexta-feira, no Centro de Treinamento Diocesano – CTD em Picos (PI).

O objetivo do encontro é resgatar, introduzir, multiplicar, intercambiar materiais crioulos/sementes de variedades, de importância socioeconômica e ambiental, visando à manutenção de sua variabilidade genética e a sustentabilidade da produção agrícola em propriedades de agricultores/as familiares que trabalham no manejo agroecológico. Também visa propiciar o acesso descentralizado de agricultores/as familiares a sementes, através do resgate, preservação, multiplicação, estoque e distribuição de sementes crioulas, adaptadas à região, por meio da estruturação de casas/bancos comunitários de semente.

Segundo Raimundo do Vale, coordenador do Programa Sementes do Semiárido pela Cáritas Regional do Piauí, a conservação e o uso sustentável da Agrobiodiversidade constituem-se como um objetivo estratégico para a garantia da segurança e soberania alimentar e nutricional das populações que vivem no Semiárido brasileiro. “Nós acreditamos muito nessa perspectiva, e estamos fazendo um trabalho principalmente de resgate das sementes, porque sabemos que algumas famílias já fazem esse papel de guardiã e é isso que queremos: incentivá-las a guardar e cuidar do bem mais precioso que elas têm, as sementes crioulas”, comenta.

O programa Sementes do Semiárido é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES), que tem em seu plano geral a construção/reforma de 640 casas de sementes, envolvendo/beneficiando 12.800 famílias agricultoras em todo o Nordeste. O programa também fará capacitações de agricultores e agricultoras familiares; infraestrutura reforma ou construção; aquisição de materiais e equipamento; aquisição de semente para formação de estoque inicial das casas ou bancos de semente.

No Piauí, serão apoiadas 49 casas de sementes, distribuídas em quatro territórios: Cocais, Carnaubais, Vale do Sambito e Vale do Guaribas.

Nos territórios Vale do Sambito, Carnaubais e Cocais serão apoiadas 25 casas/banco de sementes. A execução é da organização-membro do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA/ASA-PI), o Cerac.

O Vale do Guaribas terá apoio de 24  casas/banco de semente distribuídas nos município de Picos, Paquetá do Piauí, Padre Marcos, Jaicós, Massapê do Piauí, Caridade do Piauí, Jacobina e Acauã, sendo três casas/banco de semente por município, que também será executada por uma organização membro do  (FPCSA/ASA-PI), a Cáritas Regional do Piauí.

Programação:
16 de julho:

8h -Credenciamento

8h30 – Mística de acolhimento

8h50 – Apresentação do projeto Sementes do Semiárido

9h30 – Apresentação poética sobre Semente

10h – CONAB – Palestra sobre PAA semente / ações da Conab nos territórios

11h40 – Momento aberto a debate e questionamentos

14h – Cáritas e suas ações no território / Colegiada Cáritas Regional do Piauí

15h20 às 16h20 – Diversidade semente (semente crioula como estratégica de sustentabilidade e segurança alimentar).

16h30 às 18h – Sementes transgênicas e seus impactos

17 de julho:

8h – Mística

8h30 – Conjuntura e perspectiva de convivência com o Semiárido – FPCSA

10h15 – Agroecologia – importância socioambiental

13h30 – Quintais produtivos (dinâmica de produção sustentável no Semiárido)

15h40 – Casas de semente, gestão das casas e distribuição no território (públicos e comunidades beneficiadas)

17h30 – Avaliação do encontro e encerramento

Por Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira Regional do Piauí