Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas realiza Assembléia Nacional na Amazônia

19 de outubro de 2007

Com o tema “Missão e Desafios da Cáritas na Amazônia”, a Cáritas Brasileira realiza de 16 a 20 de outubro no Cenóbio da Transfiguração, no município de Castanhal (68 Km de Belém), sua XVI Assembléia Nacional.

[Abertura do evento] “A Assembléia é um momento para identificar e apoiar iniciativas que possibilitem vida digna para os mais pobres; discutir alternativas de inclusão social do povo marginalizado da Amazônia; bem como encontrar estratégias de preservação das riquezas ambientais da Região”, explica o secretário da Cáritas Regional Norte 2 (Pará e Amapá), Lindomar Silva.

Na programação da Assembléia acontece o painel de debates “Um olhar a partir da Amazônia: desafios e oportunidades para o Brasil que queremos”. Foram apresentados três temas para debate: “A Questão da Amazônia” pela doutora em ciências sociais e antropologia da PUC-SP, Iraildes Caldas Torres; “Ação Eclesial na Amazônia: desafios e esperanças” pelo bispo da Diocese de Abaetetuba (PA), Dom Fávio Giovenale; e o outro tema “A Amazônia e as Questões Nacionais” com o agrônomo e assessor da Via Campesina Horácio Martins.

Um momento importante da Assembléia acontecerá no último dia (20) onde os 300 participantes da Assembléia darão um abraço simbólico no Lixão do Aurá, localizado em Belém, caracterizando um compromisso da entidade com a preservação do meio ambiente e reafirmando suas ações sociais com os povos marginalizados e excluídos/as da região, entre eles, os catadores e catadoras de materiais recicláveis.

Participam da Assembléia os bispos do Regional Norte 2 (Pará/Amapá) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); o Presidente Nacional da Cáritas Brasileira, Dom Demétrio Valentini e os bispos dos 16 regionais que compõem esta instituição da Igreja Católica no Brasil. Além das entidades membros da Cáritas e coordenadores de movimentos sociais.

Debates, discussões e planejamento de ações para o próximo quadriênio acontecerão no decorrer da Assembléia. Os assessores que contribuíram para os debates serão o antropólogo Romero Ximenes, o economista Carlos Guedes, catadores, quilombolas e indígenas entre outros.

>> Cáritas e governo do Pará firmam parceria na abertura da XVI Assembléia

>> Participantes debatem o futuro da Amazônia

>> Entidade reelege Dom Demétrio para presidente

Veja abaixo notícias diárias sobre o evento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br