English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas Piauí desenvolve projeto em escola pública de Teresina

22 de fevereiro de 2017
IMG_9932

A Cáritas Piauí, através de apoio do Fundo para Infância e Adolescência (FIA) de Teresina, está desenvolvendo o projeto “Captando Água, Semeando Vida” na Escola Municipal Cerqueira Dantas, com uma proposta de revitalização da cisterna para captação de água, atividades complementares de estudo e ações de participação cidadã. Associando-as ao manejo da horta e do viveiro de mudas, as ações implementadas integram alunos (as), professores (as) e as famílias por meio da interdisciplinaridade e transversalidade, permitindo a discussão de temas como alimentação saudável, saúde e meio ambiente.

Nesta terça-feira, dia 21 de fevereiro, aconteceu a primeira reunião com as crianças e adolescentes, alunos (as) do ensino fundamental, ocorrendo um estudo das questões relativas ao acesso à alimentação e saúde enquanto Direitos Humanos e sobre a maneira como a natureza interage com esses direitos.

Carlos Humberto, assessor da Cáritas que mediou a formação, relata a importância da iniciativa: “Esse projeto traz uma inovação para a escola, pois os educadores (as) passam a conviver e ter acesso a outras informações importantes para sua formação cidadã, como os direitos humanos, garantidos na Constituição do país e uma obrigatoriedade do Estado”.

O técnico responsável pela parte prática do projeto, Jean Anderson, destacou a relevância da ação, usando as plantas como metáfora: “A flor é uma esperança que brota nos lugares mais impossíveis”. Para ele, o manejo diário de uma horta orgânica oferecido pelo projeto é fundamental, pois amplia o conhecimento das crianças em relação ao meio ambiente. Jean lembrou que, já na primeira colheita do projeto, ocorrida no dia 16 de janeiro último, os alunos foram agraciados com alface, cebolinha e coentro.

Por Martha Barbosa Neves / Assessoria Pedagógica do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido

Outras fotos:

IMG_9860

IMG_9907

IMG_9915

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br