Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas Minas lança Campanha contra a Fome e as Desigualdades durante Encontro das Pastorais Sociais em BH

28 de maio de 2014

A Cáritas Brasileira Regional Minas Brasileira e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB – Leste II) lançam a Campanha Mundial contra a Fome, a Pobreza e as Desigualdades: “Uma família humana, pão e Justiça para Todas as Pessoas”. O lançamento será no dia 30, sexta-feira, a partir das 19h30, durante o Seminário das Pastorais Sociais do Leste II na Casa de Retiro Santíssima Trindade, na rua Madre Cândida, 241, Vila Paris, Belo Horizonte. O encontro pretende reunir agentes de pastorais sociais, movimentos e organismos da Arquidiocese de Belo Horizonte e Dioceses que integram o regional Leste II.  

A Cáritas e a CNBB pretendem com a campanha, que vai até 2015, sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a realidade da fome, da miséria e das desigualdades no mundo e no país. A alimentação adequada e de qualidade é um direito humano e por isso deve ser garantido a todos os cidadãos e cidadãs de forma igualitária. Além disso, a Campanha pretende evidenciar ações promovidas pela Rede Cáritas e pela Igreja no enfrentamento a essas duras realidades. Todas as 164 organizações membro da Cáritas são convidadas a participar da campanha. Isso inclui os membros nacionais, como a Cáritas Brasileira e as Cáritas Diocesanas e paroquiais que pertencem a essa grande rede. 

A Caritas Internacional acredita que a implementação dessa Campanha em vários países é um passo fundamental para eliminar a fome global. A ideia é que a Caritas Internacional irá produzir um Projeto de Lei sobre o direito à alimentação que as organizações nacionais de Cáritas poderão incentivar os governos a adotarem. Além disso, a entidade também irá defender na Organização das Nações Unidas uma sessão sobre o direito a alimentação, prevista para ocorrer em 2015 na Assembleia geral da ONU.

O Papa Francisco gravou um vídeo com uma mensagem de cinco minutos em apoio à Campanha. Nas palavras do Santo Padre não se pode tolerar mais o fato de se lançar comida no lixo, quando há pessoas que passam fome. “Isto é desigualdade social”, disse o Papa em sua Exortação Apostólica. 

Cáritas – A Cáritas é uma entidade de promoção social que trabalha em defesa dos direitos humanos e na promoção do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos em defesa da vida e na participação  da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural. 

A Cáritas Regional Minas foi criada em 1989 e conta com 14 entidades membros no Estado, presente nas regiões do Vale do Aço, do Norte, do Jequitinhonha, da Zona da Mata, do Triângulo Mineiro, do Campos das Vertentes  e também no Rio Doce e região Metropolitana de Belo Horizonte.   São desenvolvidos programas em Economia Popular Solidária, Convivência com o Semiárido, Saúde Mental, Gestão de Risco e Infância, Adolescência e Juventude.

Para ver o vídeo, Clique Aqui

 

Por Rodrigo Pires – Secretário Executivo da Cáritas Regional Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br