Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas Manaus organiza a 8ª Feira de Economia Popular Solidária

11 de dezembro de 2018

Feira de Economia Popular Solidária em Manaus, no Amazonas

Dentro dos festejos de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do Amazonas, tem sido celebrada de 7 a 8 de dezembro a 8ª Feira de Economia Solidária, organizada pela Caritas Arquidiocesana de Manaus, onde participam mais de 50 instituições e coletivos.

Como reconhece o Diácono Afonso Oliveira, Coordenador Executivo de Caritas Arquidiocesana de Manaus, “o objetivo da Feira da Economia Solidaria é dar visibilidade ao trabalho da Caritas com os empreendimentos, que são 19 os que nós acompanhamos”.  O próprio diácono mostra a diversidade dos grupos participantes, pois “aqui está compreendido artesanato, alimentação, confeição de roupa, produção de remédios com produtos da natureza, produção de sabão”.

Nesse sentido, Afonso Oliveira, afirma que “de certa maneira se trata de dar visibilidade para esse trabalho que nós estamos fazendo. A possibilidade de uma cadeia produtiva desde o momento da organização até a comercialização, que é isto que a gente está vivendo hoje aqui”. Junto com isso, a 8ª Feira da Economia da Economia Solidária, “também é uma oportunidade para dar visibilidade ao trabalho das Pastorais Sociais que têm esse trabalho também de organização de economia solidária”, segundo o Coordenador Executivo de Caritas Arquidiocesana de Manaus.

O evento “é muito importante para Caritas Arquidiocesana de Manaus, porque ele está no calendário da Caritas Brasileira, que é a Semana da Solidariedade, que nós comemoramos sempre neste período de novembro, mas entramos também em dezembro”, segundo o diácono, quem declara que “paralelo a isso nós tivemos hoje oficinas de voluntariado, oficina sobre economia solidaria, oficina sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e tráfico de pessoas, oficina de criação de abelhas”.

Cabe destacar a importância de trabalhar a questão da venda dos produtos que os pequenos grupos de economia solidaria fazem, bem como das oficinas, que foi uma novidade neste ano na feira, pois contribui para o empoderamento e autonomia das pessoas que fazem parte do projetos acompanhados por Caritas e as Pastorais Sociais.

Texto e fotos: Luis Miguel Modino – Cáritas Manaus

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br