Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Após o incêndio que deixou 600 famílias sem casa, Cáritas Manaus se organiza para ser solidariedade

19 de dezembro de 2018

Incêndio queima 600 casas no bairro de Educandos, na cidade de Manaus

Caritas Manaus coordena a solidariedade após o incêndio que deixou sem casa 600 famílias

A solidariedade tornou-se clara, mais uma vez, diante do terrível incêndio que, na noite de segunda (17/12) a terça-feira (18/12), consumiu umas 600 casas no bairro de Educandos, na cidade de Manaus. Esta é uma das zonas mais populares da capital do estado do Amazonas, onde moram famílias pobres, muitas em palafitas localizadas nas margens de um dos igarapés que cruzam a cidade.

Caritas Arquidiocesana de Manaus está articulando essa solidariedade. Nesse sentido, o Arcebispo de Manaus, dom Sergio Castriani, que se encontrava viajando, enviava a seguinte mensagem aos membros da Caritas Arquidiocesana, “a Caritas existe para que nestas situações a Igreja possa dar uma resposta organizada e efetiva. Nós sabemos como fazer. Tenho certeza que responderemos com generosidade”.

Desde o local do incêndio, o vice-presidente de Caritas Manaus, padre Alcimar Araújo, ecoava os relatos ouvidos de alguns dos moradores do bairro, palavras cheias de tristeza, angústia e sofrimento, vindas de pessoas que, na maioria dos casos, perderam tudo o que tinham. Serve como exemplo as palavras de uma mulher acompanhada do seu neto, enquanto recebiam alimentos na paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, à qual pertencem as famílias desabrigadas. A mulher reconhecia ter ficado só com a roupa do corpo, porque a voracidade das chamas era tal que quase ninguém teve como retirar seus pertences. Junto com isso é preocupante ver que, das poucas coisas que foram retiradas das moradias, muitas delas foram roubadas.

O padre Alcimar Araujo ressaltou a solidariedade do povo, lembrando que todas as paróquias de Manaus estão com as portas abertas, sendo ponto de coleta de alimentos, roupas e tudo o que é necessário para ajudar as famílias. Caritas Manaus está presente no local desde o início e durante todo o dia está realizando o levantamento social das famílias que foram afetadas, coletando dados para mapear os objetivos a seguir, pois se faz necessário planejar como responder às necessidades das pessoas, reforçou o vice-presidente da Caritas Manaus.

Em diferentes pontos da cidade de Manaus, algo que é comum em muitas cidades brasileiras, a falta de políticas públicas tem provocado que muitos bairros tornaram-se um aglomerado de casas, muitas delas construídas com materiais precários, separadas por ruas estreitas, onde tais fenômenos têm consequências desastrosas.

Acima do sofrimento, devemos permanecer com a resposta solidária, que não podemos esquecer é a melhor expressão do ser cristão. Ver pessoas, incluindo famílias com crianças pequenas, chegar à paróquia do Perpétuo Socorro carregados de roupas e alimentos, é uma prova de que ainda há esperança de que um mundo melhor para todos seja uma realidade. Também temos que destacar a solidariedade de diferentes instituições públicas e privadas que sob o hastag #Somostodoeducandos – Juntos podemos doar toneladas de solidariedade, estão se mobilizando diante da necessidade e sofrimento dos atingidos pelo incêndio, arrecadando alimentos e roupas e oferecem abrigo para as vítimas.

Por Luis Miguel Modino (texto e fotos) – Cáritas Arquidiocesana de Manaus (AM)

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br