Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas lança Marcha Mundial de Solidariedade em favor dos migrantes

22 de outubro de 2018

O Presidente da Cáritas Internacional, Cardeal Luís Antônio Tagle, convida  comunidades e pessoas do mundo inteiro, a participar da Marcha Mundial de Solidariedade. A iniciativa pretende mobilizar e inspirar o mundo com relação à questão migratória. Pretende, acima de tudo, contribuir com a superação do ódio e do medo em relação a imigrantes e refugiados. A Marcha de Solidariedade vai percorrer um milhão de quilômetros pelo mundo convocando pessoas e comunidades a caminhar junto com imigrantes e refugiados na perspectiva do que tem pedido insistentemente o papa Francisco: acolher, proteger, promover e integrar.

A Marcha de Solidariedade faz parte da Campanha Share the Journey, em português, Compartilhe a Viagem, promovida pela Cáritas Internacional, e partiu, na manhã deste último domingo, 21 de outubro, do coração da Roma antiga, no Trastevere, da igreja de Santa Maria da Luz.

“O grande desafio, nestes tempos de divisões difíceis é opor-se à retórica do medo e do ódio com ações de amor, bondade e misericórdia, como as propostas pela nossa Campanha Compartilhe a Viagem”, disse o Cardeal Tagle.

Cultura do encontro

Esta iniciativa, nascida no contexto da campanha de conscientização sobre a migração, lançada, oficialmente, pelo Cardeal Tagle, presidente da Cáritas Internacional, teve início, por iniciativa do Papa Francisco, no dia 27 de setembro de 2017. A Campanha Compartilhe a Viagem quer ser uma resposta concreta ao apelo do Papa para reforçar a cultura do encontro, facilitando uma interação positiva entre os migrantes, refugiados e comunidades locais. Trata-se de um primeiro passo rumo à construção de uma sociedade mais unida e inclusiva.

A Marcha de Solidariedade de Roma, com o cardeal Tagle e alguns bispos, é uma entre as muitas que se já se realizaram neste domingo (21) e que ainda vão se realizar em vários países. Chile, Nova Zelândia, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos já começaram sua marcha com imigrantes e refugiados. Muitos outros países, entre eles o Brasil estão preparando novas caminhadas.

Incentivo do Papa

Francisco dirigiu neste domingo na Praça são Pedro, no Vaticano, uma saudação especial ao grupo da Cáritas Internacional, guiado pelo seu presidente, cardeal Tagle, com alguns bispos e pessoas provenientes de vários países do mundo.

“Vocês fizeram uma breve peregrinação a Roma para manifestar o desejo de caminhar juntos aprendendo assim a se conhecer melhor. Encorajo esta iniciativa de Compartilhar a Viagem, promovida em muitas cidades e que pode mudar a nossa relação com os imigrantes”, disse o Papa na conclusão do Angelus neste domingo na Praça São Pedro, saudando o cardeal Luis Antonio Tagle e demais participantes da caminhada de solidariedade pelas ruas de Roma.

Com informações do Vatican News

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br