English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Confederação Cáritas lança Apelo Internacional para o Haiti

07 de outubro de 2016
29538948734_62811e0019_o

A passagem do furacão Matthew pelo Haiti na última terça-feira, dia 4 de outubro, retirou de suas casas cerca de 15,5 mil pessoas, afetando uma população estimada de 350 mil habitantes e provocando mais de 800 mortes. Depois de causar destruição no território haitiano, o furacão seguiu para Cuba, afetando ainda a República Dominicana, Bahamas e São Vicente e Granadinas, antes de continuar sua trajetória na direção da Flórida, nos Estados Unidos. 

O diretor da Cáritas Haiti, padre Jean Hervé François, descreveu os efeitos da passagem do furacão pela porção sudoeste do país como “catastróficos”. Milhares de pessoas estão em abrigos temporários, com pouco acesso à alimentação e sem seus pertences. Outras pessoas permanecem em suas casas, ainda que estejam bastante danificadas. Sendo assim, a Caritas Internationalis lançou um Apelo Internacional em auxílio às comunidades afetadas, destinando 250 mil euros para o atendimento às vítimas.

A Cáritas Haiti já está distribuindo pacotes de comida, refeições quentes, cobertores e artigos de higiene pessoal nas comunidades atingidas. Muitas regiões foram inundados pelas fortes tempestades causadas pelo furacão. Elas afetaram também a infraestrutura do país, bloqueando estradas com os deslizamentos de terras e inundações, danificando pontes e isolando povoados.

O Apelo Internacional lançado pela confederação Cáritas fornecerá alimentos, água, produtos para purificar a água já disponível nas localidades, cobertores e kits de higiene. Será dada prioridade a pessoas em abrigos improvisados, mulheres grávidas, crianças e adultos com deficiências físicas. A Cáritas vai concentrar a distribuição dos itens nas cidades de Jérémie e Les Cayes, no sudoeste do país, assim como em Jacmel e Nippes, a oeste e noroeste.

A Catholic Relief Services, que tem sede nos Estados Unidos e é uma organização membro da confederação Cáritas, também está distribuindo kits de higiene e alimentos em Les Cayes, nos abrigos e junto às comunidades mais atingidas. A entidade está atuando ainda na República Dominicana e demais países vizinhos, e transportará lonas para a instalação de abrigos temporários tão logo o transporte seja restabelecido no Haiti.

Risco de cólera

A confederação Cáritas vai trabalhar também na conscientização sobre o aumento do risco de contaminação por doenças infecciosas, entre elas a cólera. Casos já foram relatados na parte sul do Haiti. A Cáritas nacional está alertando para o fato de que a falta de água potável repercute no aumento da contaminação por estas doenças.

O Haiti é o país mais pobre do hemisfério ocidental. O furacão Matthew consiste no maior desastre enfrentado pelo país desde o terremoto de janeiro de 2010 — estimativas apontam a morte de mais de 300 mil pessoas na tragédia. Ainda hoje há dezenas de milhares de haitianos e haitianas vivendo em abrigos provisórios, já que o terremoto destruiu a pouca infraestrutura existente naquela nação.

Neste momento, a população do Haiti precisa imediatamente de comida e água. Materiais para reparação de casas, como madeira, pregos e chapas onduladas, também são essenciais. A confederação Cáritas está se mobilizando para arrecadar fundos para a Cáritas Haiti continuar seu trabalho de ajuda imediata, e pede que todos e todas mantenham em seus pensamentos e orações as populações afetadas pelo furacão Matthew no Haiti e em países vizinhos.

Por Patrick Nicholson / Cáritas Internationalis e
Luciano Gallas / Assessoria Nacional de Comunicação da Cáritas Brasileira
Foto: Caritas Internationalis

Leia mais:

Cáritas Brasileira se solidariza com vítimas do furacão no Haiti

“Efeito do furacão no Haiti é catastrófico”, diz padre Hervé

Furacão deixa rastro de destruição também em Cuba

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br