Cáritas e CNBB assumem campanha internacional contra fome e pobreza

24 de outubro de 2013
conselho-CNBB

Prevista para ser lançada no dia 10 de dezembro deste ano, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Caritas Internationalis prepara uma campanha mundial de combate à fome e a pobreza. A Rede Cáritas Brasileira, em consonância com a temática também lançará na mesma data uma campanha nacional cujo tema é “Uma família humana: pão e justiça para todos.”

Neste contexto, foi apresentada na manhã de hoje (24) ao Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma proposta para que toda a Igreja se engaje na participação e na mobilização desta grande campanha mundial.

A boa notícia trazida por Maria Cristina dos Anjos, diretora executiva nacional da Cáritas Brasileira, é que a proposta foi acolhida com muita receptividade pelos bispos e aprovada pelo Conselho. “A campanha quer unir a humanidade no combate à fome e à pobreza até que sejam extintas. Ela é desafiadora, mas a participação efetiva de toda a Igreja fortalecerá e dará maior amplitude a essa luta”, salientou Cristina.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é a sexta economia mais rica do mundo, mas 57 milhões de pessoas ainda vivem em estado de pobreza, ou seja, sobrevivem com meio salário mínimo. Mesmo com programas de distribuição de renda promovidos pelo Governo Federal, 20% dos mais ricos ainda detém 63,8% da renda nacional, enquanto os 20% mais pobres acessam apenas 2,5% de toda a riqueza que é produzida pelo país.

Para dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB, é importante que a Igreja assuma essa campanha que chamará a atenção de toda a sociedade para essas realidades. Confira no vídeo.

Os principais objetivos da campanha são sensibilizar e mobilizar a Igreja e a sociedade sobre a realidade da fome, da miséria e das desigualdades no mundo e no Brasil, além de evidenciar ações promovidas pela Igreja no enfrentamento a essas realidades.

por Thays Puzzi, assessora de Comunicação da Cáritas Brasileira | Secretariado Nacional

Produção áudiovisual: Elkin Torres Giraldo