Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas do Peru lança campanha em auxílio às vítimas das chuvas que atingem o país

23 de março de 2017

As fortes chuvas que flagelaram o norte do Peru já se espalharam por todo o país. As chuvas e “huiacos” – correntes de lodo e pedras provocadas pelo transbordamento de rios – alcançaram o sul e o centro do país, incluindo a capital Lima. Ante à emergência, a Cáritas do Peru, com apoio do grupo RPP Notícias, lançou a campanha Perú Da La Mano (“Peru estende a mão”), com o objetivo de arrecadar donativos em favor dos atingidos e atingidas.

O desastre provocou a morte de 75 pessoas, atingiu cerca de 626 mil e danificou 134 mil casas. A região mais afetada é Piura, na fronteira com o Equador, onde têm caído as piores chuvas dos últimos 50 anos, de acordo com as autoridades.

“É incrível o que está acontecendo. Vemos que, com o inesperado aumento dos leitos, os rios estão recuperando seus antigos canais. Em Huarmey e Huachipa, por exemplo, as ruas estão praticamente inundadas; o mesmo com as casas. As pontes foram destruídas e as cidades ficaram incomunicáveis”, informa Humberto Ortiz Roca, secretário-executivo da Comissão Episcopal de Ação Social (CEAS), no Peru.

Sendo assim, a Cáritas do Peru, com o apoio da Conferência Episcopal Peruana e a colaboração da RPP Notícias e da Prefeitura de San Isidro, estão convocando a população em geral para doar alimentos não perecíveis, equipamentos como bombas de sucção de água e geradores, ferramentas e materiais de construção, além de doações em dinheiro por meio do Banco de Crédito del Perú.

“Reconhecemos os esforços de muitas pessoas de boa vontade e do atual governo na solidariedade [às pessoas atingidas] nesta emergência nacional. Sem dúvida, os esforços devem ser grandes, porque as calamidades são grandes. Por isso, fazemos um chamado a todos os peruanos e peruanas, para que colaborem com ajuda material, que será entregue nas regiões mais atingidas de nossa Pátria”, escreve o Episcopado Peruano em um comunicado divulgado.

O Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia (SENAMHI) anunciou em um prognóstico recente que as precipitações se intensificarão durante a próxima semana, especialmente nas regiões da costa norte do Peru, que foram justamente aquelas mais atingidas pelas chuvas dos últimos dias.

Portanto, a ajuda aos irmãos e irmãs do Peru se torna imprescindível, a fim de aliviar as necessidades mais urgentes dos atingidos pelo Fenômeno do El Niño, sobretudo em Lima, Ica, Arequipa, Lambayeque, Piura,Tumbes, Ancash e La Libertad.

As doações em dinheiro recebidas pela Cáritas do Peru serão distribuídas por meio das Cáritas Diocesanas de Chosica, Cañete, Ica, Arequipa, Chulucanas, Piura-Tumbes, Chimbote, Trujillo e Chiclayo, que estão realizando um trabalho ativo nas zonas de emergência.

Fonte: Cáritas América Latina e Caribe
Tradução: Luciano Gallas / Cáritas Brasileira

perumano

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br