Cáritas de Pesqueira (PE) participa de Encontro Regional de Comunicação do NE2

16 de outubro de 2015

Nos últimos dias 08, 09 e 10, a Cáritas Diocesana de Pesqueira participou do 2° Encontro Regional de Comunicação e 1° Encontro Regional de Mobilização de Recursos, na cidade de Gravatá (PE), ambos promovidos pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, que abrange os estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.

No primeiro dia, a programação do evento iniciou com uma mesa de diálogos conduzida pelo agente Cáritas Diocesana de Penedo, José Matias. A primeira convidada foi a Doutora em Comunicação e Semiótica e Coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces), Cristiane Bôa Viagem, que falou sobre a ética dos jornalistas brasileiros e, também, do direito da comunicação para a sociedade. “O jornalismo de proximidade se encaixa no trabalho social das entidades, por isso, é essencial usar essa ferramenta para dialogar com a sociedade civil”, disse Cristiane.

Já no segundo momento, os participantes contaram com a presença da integrante do Secretariado Nacional da Cáritas , Renata Costa, que apresentou o funcionamento da Comunicação interna da Cáritas e como é utilizada como estratégia para captação de recursos.

“Hoje, as plataformas multimidiáticas nos oferecem uma via de mão dupla. Assim, podemos enviar e receber o retorno das informações e, para isso, a nossa rede de comunicação é dividida por setores: audiovisual; imprensa; publicidade e imagem. Assim conseguimos ter uma organização e melhor divulgação do nosso trabalho. Afinal, ninguém ama o que não conhece”, falou Renata, finalizando o primeiro dia de encontro.

encontro comunicação ne2 pesqueira2

Dando continuidade às atividades, no segundo dia as oficinas foram divididas em Comunicação, facilitada pela jornalista Ana Célia, e Mobilização de Recursos, facilitada por Renata Costa e, também, pelo agente Cáritas NE2, Victor Hugo Balladares. Na parte da comunicação, foram abordadas diversas vertentes, onde se destacaram a forma de comunicar e a força que ela possui, os meios acessíveis que temos, os principais avanços e desafios e como podemos trabalhar a comunicação interna e externa.

Em contrapartida, na oficina de mobilização, os facilitadores apresentaram a Rede Permanente de Solidariedade (RPS), que atualmente é um dos maiores meios de captação de recursos que a Cáritas Brasileira utiliza. Além disso, as entidades-membro puderam discutir, propor e trocar ideias de estratégias de mobilização, entendendo e conhecendo as particularidades de cada região. Renata também explicou a diferença entre o trabalho de mobilização e de captação no terceiro setor.

No último dia, ambas as oficinas avaliaram o encontro e fizeram os seus respectivos encaminhamentos.

Na parte da comunicação, foi realizado um trabalho em grupo dividido por Estados, onde os participantes reafirmaram os seus compromissos a fim de fortalecer a comunicação entre o secretariado regional e entre as próprias entidades-membros. A próxima oficina será nos dias 06 e 07 de novembro, em João Pessoa (PB), para iniciar a sistematização de uma cartilha que abordará trabalhos com Economia Popular Solidária (Epsol) desenvolvidos nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

E, na parte de mobilização de recursos, em breve, haverá sugestões de datas para uma nova oficina, a qual pretende aprofundar o trabalho da RPS e elaboração de projetos.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira