Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas de Londrina (PR) realiza oficina de Economia Solidária

30 de agosto de 2016

No último dia 23 de agosto, foram concluídas as quatro etapas das Oficinas de Formação em Economia Solidária, promovidas pela Cáritas de Londrina. As oficinas foram executadas pela Cáritas Regional Paraná, em parceria com o Programa Municipal de Economia Solidária de Londrina. As atividades visavam convocar e aproximar as pessoas para promover a vivência dentro da temática da Economia Solidária (EcoSol), enquanto alternativa econômica e social de combate às desigualdades provocadas pelo atual sistema e de construção de  outro modo de produzir, consumir e pensar as relações entre as pessoas.

De acordo com a equipe do Programa de Economia Solidária de Londrina, as oficinas ministradas pela Cáritas foram imprescindíveis para o fortalecimento das iniciativas coletivas de geração de trabalho e renda nos empreendimentos acompanhados. Por meio de relatos de outras realidades vivenciadas no campo da Economia Solidária, os participantes puderam apreender novos sentidos e significados enquanto sujeitos da construção desse modo de trabalho e vida e da própria transformação social.

“Experimentamos nesses momentos algumas provocações que nos levaram a refletir sobre os diversos sujeitos políticos nessa trajetória diária de manifestações e resistência, ou seja, de existir e resistir diante da conjuntura atual. Todos nós buscamos e acreditamos na Economia Solidária como transformação de vida através do trabalho, pautada no desenvolvimento sustentável, consumo consciente, trocas de saberes e, por fim, na geração de renda através da comercialização de seus produtos e serviços”, relataram os integrantes da equipe envolvida na realização das oficinas. 

Para Márcia Ponce, coordenadora da Cáritas de Londrina, a participação da entidade na organização das oficinas tem o propósito de promover a formação tanto para os empreendimentos acompanhados quanto para a equipe que desenvolve a política de EcoSol no município de Londrina. “Pensando nisso é que realizamos este ano, em parceria com Cáritas Regional, através da assessoria de Joseanair Hermes, liberada pelo convênio com a União Europeia para o desenvolvimento e o fortalecimento dos grupos de Economia Solidária, quatro oficinas tanto para os empreendimentos quanto para a equipe técnica do Centro Público de Economia Solidária. E o resultado foi muito bom! Para nós da Cáritas de Londrina, esse processo foi de extrema importância. Temos certeza de que os resultados serão colhidos no tempo certo. Os grupos participaram com dedicação e compreenderam a proposta. Passaram, inclusive, a se questionar o que de fato a Economia Solidária representa para suas vidas e o lugar que ela ocupa na sociedade com essa proposta que vai à contramão do modelo que o capital impõe”, ponderou Márcia.

 Por Ana Paula Andrade, do GT de Comunicação da Cáritas Regional Paraná

oficina Londrina

 

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br