Caritas Chile atende familias atingidas por incêndio

03 de janeiro de 2017

As equipes da Pastoral Social Caritas Chile e da Caritas Valparaíso estão trabalhando em coordenação com a rede ecclesial local para monitorar a emergência gerada pelo novo incêndio ocorrido ontem, 2 de janeiro. O principal trabalho na zona é controlar os focos que permanecem ativos. Ainda não há um diagnostico dos danos, mais estima-se mais de 100 moradias afetadas.

Lorenzo Figueroa, Diretor da Caritas Chile, que se encontra em Valparaíso, informou que já foram tomadas algumas medidas, como a instalação de um centro de recolha de insumos básicos e dois abrigos, além da chegada de organismos públicos como bombeiros, Conaf, Onemi e a comunidade de Valparaíso, .

“Estamos trabalhando ativamente e em conjunto com a rede eclesial local para o monitoramento da emergência e as ações posteriores ao controle do incêndio” disse Pedro Adrians, Director de Caritas Valparaíso.

O serviço especial tem sido junto às comunidades da área afetada, incluindo a abertura de uma capela como abrigo temporário. O Padre Pedro Nahuelcura, capelão do corpo do bombeiros, se encontra no territorio acompanhando o serviço das unidades implantadas para a bordage da emergencia.

“A experiência mostra que no meio de emergência precisamos pensar na necessidade de criar planos de prevenção específicos para esses eventos que ocorrem na interface rural-urbana, com efeitos graves para setores vulneráveis. As plantações florestais próximas a áreas urbanas muito pobres geram um grande risco que precisam ser abordadas em redes de colaboração entre os organismos públicos e da sociedade civil e participação ativa da comunidade”, Lorenzo Figueroa.

A equipe do programa de Meio Ambiente, gestão de riscos e Emergências da Caritas Chile está disponível para ir ao trabalho com a Caritas e a diocese de Valparaíso.

Por Comunicação da Pastoral Social Caritas

Tradução: Elkin Torres