Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas Brasileira realiza encontro regional em Parintins, no Amazonas

23 de novembro de 2018

Avaliar, planejar e institucionalizar

Agentes da Cáritas do Amazonas e Roraima se reúnem para traçar metas para 2019

 

“Em sintonia com o Papa, a Cáritas vai nos permitir trabalhar concretamente numa realidade de Diocese que se reorganiza cada vez mais”, disse dom Giuliano Frigeni, presidente da Cáritas de Parintins

O município de Parintins, no estado do Amazonas, conhecido mundialmente como a Ilha da Magia, com os cantos e encantos do festival folclórico dos bois Garantido e Caprichoso, foi palco do Encontro da Articulação Cáritas do Regional Norte1 (RN1), que comporta os estado do Amazonas e Roraima, entre os dias 19 a 21 de novembro.

Os participantes chegaram de barco, ônibus e avião, percorrendo quilômetros, dias e horas, representando a Arquidiocese de Manaus e as Dioceses de Coari, Alto Solimões, Roraima e Parintins e ainda a Prelazia de Itacoatiara, para juntos partilharem suas experiências, formação, avaliação e planejamento das atividades para 2019.

O encontro foi assessorado pelo Diretor-executivo Nacional da Cáritas Brasileira, Luiz Cláudio Lopes da Silva (Mandela). Segundo ele, o primeiro objetivo foi de avaliar as ações da Articulação da Cáritas RN1 do ano de 2018. “O que a gente pode refletir foi o alcance das metas desse ano, especialmente do fortalecimento institucional, formação, e ainda de duas grandes novidades para a atuação da Cáritas na região Norte que é a intensa imigração venezuelana, com a força importante na organização e articulação desse trabalho da Cáritas Diocesana de Roraima e também a Cáritas Arquidiocesana de Manaus, que estão coordenando esse processo de acolhida e de integração a essa população que se encontra em extrema vulnerabilidade”, disse.

Mandela explicou ainda que o outro importante momento do encontro foi de celebrar a institucionalização da Cáritas Diocesana de Parintins, chegando a 184 em todo país. “Agora temos a de Parintins com esse intenso compromisso social e, principalmente, a grande vontade da parte do bispo dom Giuliano, que não tem medido esforço nesses últimos três anos de animação e fortalecimento da Cáritas, que agora está institucionalizada”.

Para dom Giuliano Frigeni, bispo da Diocese e presidente da Cáritas de Parintins, com a institucionalização da Cáritas é deixar claro que não é uma ONG (Organização Não Governamental), mas sim uma característica cristã. “O amor de cristo que vai nos ajudar a chegar até as pessoas mais necessitados, os mais excluídos pela sociedade e até pela natureza, que não é perfeita, pois ela sofre com as dores do parto, com os desastres ambientais. E agora, em sintonia com o Papa, a Cáritas vai nos permitir trabalhar concretamente numa realidade de Diocese que se reorganiza cada vez mais, que se dá conta que é um corpo que cresce, de cristão conscientes da própria identidade e reponsabilidade cristã e social”, destacou o bispo.

Segundo a missionária Scalabriniana, irmã Valdiza Carvalho, que é vice-presidente da Cáritas Diocesana de Roraima, o encontro também serviu para a escuta da realidade de cada um. “Ver que é um trabalho em conjunto de fortalecimento da Cáritas do Regional Norte1. Nossa presença como Roraima, que também foi institucionalizada recentemente como Cáritas, foi muito interessante porque também estamos aprendendo muitas coisas. Estamos no início, e aqui visualizamos muitas coisas novas que vamos levar para a nossa realidade local”, disse.

 

“Entre nós há muita vida, renascendo, circulando, brotando e sendo defendida”, disse irmã Delires

 Irmã Delires deixa coordenação do Regional Norte1 da Cáritas Brasileira

O encontro também foi marcado por homenagens, agradecimentos e despedidas a irmã Delires Brun, pelos seis anos prestados à frente da coordenação da Articulação da Cáritas do Regional Norte1.

Ela contou que quando assumiu esse compromisso encontrou uma realidade fragilizada nas Dioceses e Prelazias, mas hoje se sente feliz ao perceber que as igrejas da Amazônia estão animadas e respondendo a missão de organizar a Cáritas. “O que mais me anima é encontrar pessoas tão disponíveis, missionárias, nessa doação para fortalecer a solidariedade na região Amazônica, uma região que tanto necessita desse apoio de amor de Cáritas”, contou.

Irmã Delires destacou ainda que, das nove dioceses do Regional, seis já são Cáritas. “A Arquidiocese de Manaus, Dioceses de Tefé, Coari, Alto Solimões, Roraima e agora Parintins e a expectativa é que a próxima seja institucionalizada em Itacoatiara, Borba e São Gabriel da Cachoeira, que precisam de maior sensibilização e trabalho de base junto as lideranças, religiosos, padres e os próprios bispos, para que acreditem mais na importância desse serviço”, disse.

Delires explicou ainda que deixa o serviço de articuladora regional, mas continua como Cáritas. “Onde eu estiver nesse país, pois esse serviço de Cáritas está impregnado na minha pele, no meu coração, na minha vida, porque entre nós a muita vida renascendo, circulando, brotando e sendo defendida por cada agente Cáritas”, finalizou.

Nova coordenação

Foram indicados o nome de três, sendo que uma deve assumir a coordenação da Articulação da Cáritas do Regional Norte1 a partir do de 2019. Os nomes indicados foram do padre Elcivan Alencar da Costa, da Diocese de Coari, o diácono Afonso Brito, da Arquidiocese de Manaus e Márcia Maria Souza Miranda, voluntária da Cáritas Regional.

No momento, quem assume interinamente a coordenação é Márcia Maria Souza Miranda, que começou em 2007 seus primeiros passos como Cáritas em Tefé, em 2013 se tornou secretária-executiva da Cáritas daquele município e há mais dois anos vem colaborando na secretaria, de forma voluntária, na Cáritas do Regional. “No momento eu continuo meu trabalho na secretaria do regional e no mês de fevereiro do ano que vem os bispos do se reunirão e vão decidir a partir dessa lista tríplice”, explicou Márcia.

Por Evilene Paixão, Cáritas de Roraima

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br