English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas Brasileira participa do Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres

12 de outubro de 2017
cuidar-card

Nesta sexta-feira, 13 de Outubro, a Cáritas Brasileira participa do Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres. Com o tema “Cuidar da Casa Comum Reduz o Risco de Desastres”, a Cáritas incentiva toda sua rede e organizações parceiras para celebrar o que as pessoas e as comunidades estão fazendo para reduzir as situações de vulnerabilidade, especialmente em áreas de risco. O dia quer ainda aumentar a consciência sobre a importância da redução do risco de desastres.

De acordo com João Paulo Couto, assessor Nacional da Cáritas Brasileira para Área de Convivência com os Biomas, desde sua criação há 25 anos, o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres tem ganhado cada vez mais importância, para se tornar um evento central de sensibilização a nível mundial. Celebrada de diversas maneiras, a data tem o objetivo de encorajar os esforços destinados a fortalecer a resiliência das coletividades e das nações frente às catástrofes. 

A data propicia ainda uma oportunidade para promover uma cultura global de redução de desastres, incluindo a adoção de  práticas de prevenção, mitigação e preparação para os riscos de desastres. Normalmente esse dia era celebrado na segunda quarta-feira de outubro, no entanto, desde 2009, a Assembleia Geral da ONU decidiu estabelecer o dia 13 de outubro de cada ano como a data oficial para essa celebração. 

Como forma de mobilizar o Brasil diante da necessidade de conscientização para a prevenção do risco de desastres, a Cáritas Brasileira este ano distribuiu um cartaz chamando atenção para esta realidade muito presente em todas as regiões do país, seja por fenômenos climáticos como as chuvas ou pelas intervenções humanas, como nos casos de desastres como o que ocorreu em Mariana (MG), em novembro de 2015, com o rompimento da Barragem de Fundão, administrada pela Samarco. As famílias atingidas continuam chorando seus mortos, lutando por direitos e pela recuperação ambiental da região. O cartaz distribuído pela Cáritas Brasileira e a imagem desta matéria retratam essas lutas. 

Para mais informações acesse: http://www.un.org/es/events/disasterreductionday/

Por Jucelene Rocha, assessora de comunicação da Cáritas Brasileira.

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br