Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas Brasileira participa de encontro do MAGRE na Argentina

15 de agosto de 2017

Com o tema Gestão de Riscos e Equidade de Gênero, agentes Cáritas que são referência para a área de Meio Ambiente Gestão de Risco e Emergências (MAGRE) na Argentina participaram entre os dias 4 e 6 de agosto do encontro promovido pela Cáritas local. A Cáritas Brasileira foi convidada para este momento e marcou presença por meio da participação de Jacira Teresinha Dias Ruiz, integrante da Comissão MAGRE e do Secretariado Regional da Cáritas do Rio Grande do Sul.

O tema da equidade Mulheres e Gestão de Riscos é um assunto que se amplia cada vez mais na Rede Cáritas no mundo todo. Na América Central e Caribe, como também no Peru, Colômbia, e Chile, já existem iniciativas concretas de incidência e formação sobre o tema. 

A iniciativa da Cáritas Argentina foi uma ação que marcou o encerramento do Curso Virtual de Gestão de Riscos e Emergências, e ao mesmo tempo, uma oportunidade para que os agentes Cáritas pudessem compartilhar experiências de trabalhos e realizar um treinamento prático através de uma simulação real de ajuda em caso de emergências.

 Metodologia

A convergência da oficina de capacitação como conclusão do curso virtual caracteriza a proposta de uma metodologia de trabalho autogestionário. Os participantes foram divididos em quatro hipotéticas dioceses para nelas se organizarem enquanto equipe de MAGRE e atuarem em uma situação de emergência simulada, considerando as atribuições de cada membro da equipe e utilizando as ferramentas para atuação em cada etapa de uma emergência: antes (prevenção e preparação), durante (socorro, resposta imediata, reabilitação) e depois (reconstrução, prevenção…). As tarefas foram sendo dirigidas por partes aos grupos que deveriam realizá-las de maneira mais articulada, rápida e assertiva possível visando diminuir ou eliminar o sofrimento dos afetados e contribuir para a resolução da situação de emergência, indo o trabalho madrugada à dentro, como de fato ocorre numa realidade de atendimento emergencial.

O Brasil presente com a participação de Jacira Teresinha Dias Ruiz, integrante da Comissão MAGRE e do Secretariado Regional da Cáritas do Rio Grande do Sul.

O Brasil presente com a participação de Jacira Teresinha Dias Ruiz, integrante da Comissão MAGRE e do Secretariado Regional da Cáritas do Rio Grande do Sul.

Brasil presente

“Foi uma experiência riquíssima pela acolhida experimentada, as amizades construídas e, sobretudo, pela vivência da metodologia de simulação de atuação numa emergência, que possibilitou avaliar até que ponto temos clareza dos fundamentos e domínio das ferramentas na hora de coloca-las em prática num contexto real e de pressão que caracterizam as situações de desastres e emergências. Agora é encontrar um momento para compartilhar com nossa rede MAGRE e irmos avançando na construção de nossos consensos, ferramentas e metodologias enquanto Cáritas Brasileira”, compartilha Jacira.

Por Jucelene Rocha com informações do Regional Cáritas Rio Grande do Sul

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br