Cáritas Brasileira mobiliza comunidade para curso sobre Gestão de Riscos e Emergências

24 de junho de 2015
11658889_659166517553030_2007517955_o

Agentes da Cáritas Brasileira e Cáritas Arquidiocesana de Brasília mobilizaram, na última terça-feira (23/06), moradores da comunidade Sol Nascente, localizada na região da Ceilândia-DF, para participação no segundo módulo do Curso sobre Gestão de Riscos e Emergências.

Em parceria com o Grupo de Gestão de Riscos de Desastres e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Cáritas Brasileira promove um curso de capacitação para agentes Cáritas com a Introdução à Gestão de Risco e Diagnóstico Participativo em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental.

O primeiro módulo do curso foi realizado em abril deste ano, quando foi promovida uma visita à comunidade Sol Nascente, com a presença de todos/as os/as participantes do curso. Durante essa atividade, foi possível conhecer a situação da área e as particularidades associadas aos riscos de desastres.

A comunidade Sol Nascente é uma área de vulnerabilidade socioambiental e foi priorizada pela Cáritas para desenvolvimento de ações práticas voltadas para elaboração de diagnóstico participativo, como parte integrante do curso.

Entre os dias 30/06 e 03/07/15, será realizado o segundo módulo desse curso. No dia 01/07, 16 representantes da comunidade estarão no Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira, local de realização do curso, para juntar-se à turma e aprofundar-se um pouco mais sobre a realidade vivenciada, bem como criar estratégias para continuidade das ações na localidade.

O primeiro módulo do curso foi realizado entre os dias 14 e 17 de abril. Veja mais informações: http://caritas.org.br/caritas-brasileira-realiza-curso-de-capacitacao-sobre-gestao-de-riscos-e-emergencias/28712

Por João Paulo Couto :: Assessor do Programa Gestão de Riscos e Emergências da Cáritas Brasileira