Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas Brasileira lança segunda fase da campanha Eu Migrante com foco em geração de renda e emprego

09 de julho de 2019

A Cáritas Brasileira criou uma página na internet para reunir currículos de venezuelanos e venezuelanas que desejam trabalhar, gerar renda e ter uma nova chance no Brasil. Disponíveis no endereço https://eumigrante.org/oportunidades, essas informações são listadas em categorias como unidade da Federação, cidade onde o refugiado está abrigado e atuação profissional. Existe, ainda, um espaço para que empreendedores e outros contratantes brasileiros possam anunciar vagas de emprego para esse público.

Desde 2015, quando a crise sociopolítica começou a se agravar na Venezuela, mais de três milhões de pessoas cruzaram as fronteiras rumo a outros países, buscando fugir do desemprego, da alta inflação e da falta de recursos básicos. Cerca de 150 mil entraram no Brasil por Roraima e inscreveram-se em programas que permitiram a migração para outras cidades.

A Cáritas Brasileira, entidade comprometida com a promoção e atuação social, e com a defesa dos direitos humanos – em parceria com a Cáritas Suíça e o Departamento de Estado dos Estados Unidos –, lançou neste ano a campanha #EuMigrante. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar pessoas e recursos para a questão migratória no Brasil, com o foco na crise humanitária vivenciada na fronteira entre Brasil e Venezuela. A campanha é estruturada em três momentos: 1) Sensibilização; 2) Mobilização; e 3) Integração.

A meta é favorecer mais de 3.500 pessoas, sendo pelo menos 1.224 delas imigrantes venezuelanas, a partir da integração em sete capitais do Brasil: Boa Vista (RR); Brasília (DF); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Porto Velho (RO); Recife (PE) e São Paulo (SP). Nesse processo, 612 pessoas já estão sendo integradas nessas capitais.

A campanha “Dê oportunidade a nossos Hermanos”, lançada com a página Oportunidades, faz parte do terceiro momento: Integração. Além da página dentro do Portal EuMigrante, há vídeos publicitários e ações nas redes sociais.

A Cáritas Brasileira

Com mais de 60 anos de história, somos uma rede solidária de mais de 15 mil agentes – a maioria voluntária –, com ação por todo o país. Nos últimos 10 anos, pudemos auxiliar mais de 300 mil famílias, contribuindo para a transformação de suas vidas e devolvendo a elas a esperança de novas conquistas.

Nacionalmente, a Cáritas é um Organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Está organizada em uma rede com 183 entidades-membros, sendo 12 regionais – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Norte II (Amapá e Pará), Maranhão, Piauí, Ceará, Nordeste II (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e Nordeste III (Bahia e Sergipe) –, cinco articulações – Norte I (Amazonas e Roraima), Rio de Janeiro, Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal), Norte III (Tocantins) e Noroeste (Acre e Rondônia), além da sede nacional. Atua em 450 municípios, sendo presença solidária junto às pessoas mais empobrecidas.

 Contato imprensa

 Osnilda Lima

E-mail: osnilda@caritas.org.br   

WhatsApp: (61) 98366-1235

 

Jucelene Rocha

E-mail: comunicacao@caritas.org.br

WhatsApp (11) 98694-1616

 

Site: https://eumigrante.org/oportunidades

Facebook: caritasbrasileira

Instagram:  @caritasbrasileira

Twitter: @caritasbrasil

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br