Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas Brasileira inaugurou, em Brasília (DF), a Casa de Direitos para imigrantes e refugiados

08 de novembro de 2018

Abertura da Cada de Direitos em Brasília (DF) – Fotos Igor Ferrer

A Cáritas Brasileira inaugurou na manhã de hoje (8), em Brasília (DF), a Casa de Direitos. O espaço propicia apoio e integração a imigrantes e refugiados de todas as nacionalidades. A casa oferece atendimento jurídico, acompanhamento psicossocial e capacitações em língua portuguesa, economia solidária, legislação trabalhista, empreendedorismo e inclusão digital.

Para Fernando Zamban, Coordenador Nacional da Cáritas Brasileira, a Casa é um sonho antigo da instituição, além das capacitações, para complementar as ações no campo emergencial, “os imigrantes em situação de vulnerabilidade social terão acesso a itens de primeira necessidade como alimentos e kits de higiene pessoal e de limpeza e roupas”.

A pastora Romi Bencke, secretária-geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), afirma que a “Casa de Direitos da Cáritas expressa àquilo que é sua missão: trabalhar os grandes valores do Evangelho, o valor da caridade. Uma caridade que não é assistencialista, mas uma caridade que se expressa na afirmação de direitos, na afirmação da acolhida, e numa fé que também passa pela política. Política no sentido que se preocupa com o outra e a outra”, afirma Romi. A pastora ainda ressaltou que “acolher pessoas migrantes e refugiadas nesse contexto brasileiro, em que há muitas situações de intolerâncias, é um gesto de contrapô-la e de reafirmar o Evangelho de Jesus Cristo para que todos e todas sejam um e que as fronteiras não separem e que haja uma humanidade reconciliada”.   

Participaram da abertura da Casa, migrantes e refugiados e representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Embaixada dos Estado Unidos, da Fundação Banco do Brasil, da Cáritas Internacional, da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Além de Brasília, outras capitais terão Casa de Direitos:  Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Recife (PE), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).

As iniciativas contam com a parceria da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH); Cátedra Sérgio Vieira de Melo, da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados e Organização Internacional das Migrações, da Agência da Organização das Nações Unidas para as Migrações.

Serviço:

A Casa Direitos, em Brasília, está com as inscrições abertas para o curso de língua portuguesa acesse aqui  ou pelo telefone (61) 3521-0350.

Endereço: Cáritas Brasileira – Edifício Venâncio II, Bloco H, Salas 101/104 – CONIC – Setor de Diversões Sul – Brasília (DF) – 1ª andar

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br