Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas Brasileira inaugura Casa de Direitos, em Brasília (DF), para atender imigrantes

01 de novembro de 2018

Aviso de pauta

Imigrantes venezuelanos na BR-174 entre Pacaraima e Boa Vista, no estado de Roraima. (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Cáritas Brasileira, em parceria com Cáritas Suíça, Fundação Banco do Brasil e Departamento de Estado dos Estados Unidos (PRM), inaugura na quinta-feira, 08 de novembro de 2018, em Brasília (DF), a Casa de Direitos, espaço voltado para dar apoio e favorecer a integração de migrantes e refugiados de todas as nacionalidades, propiciando acolhimento, atendimento jurídico, acompanhamento psicossocial e capacitações. Nesse lugar, serão desenvolvidos o Programa Pana e o Projeto de Educação e Capacitação para Refugiados e Migrantes no Distrito Federal e Cidades do Entorno.

A Casa de Direitos, além de Brasília, estará presente em outras seis capitais do país, por meio do Pana, – Boa Vista, Porto Velho, Recife, São Paulo, Curitiba e Florianópolis – e tem como objetivo ser referência na acolhida, proteção e integração de imigrantes no Brasil.

A palavra Pana vem da língua indígena Warao e significa amigo. Os warao são uma etnia indígena venezuelana fortemente atingida pela crise política e econômica do país. Fugindo da crise e da fome, foram os primeiros a atravessar a fronteira e chegar a Pacaraima (RR) em busca de ajuda e formas de sobrevivência.

O Programa, apoiado pelo PRM, propiciará ainda acesso à moradia, por meio do aluguel subsidiado de casas ou apartamentos para imigrantes que serão alocados de Roraima, oportunidade de formação em vista de trabalho e renda, assistência jurídica e psicológica. Para complementar as ações, no campo emergencial, os migrantes em situação de vulnerabilidade social terão acesso a itens de primeira necessidade como alimentos e kits de higiene pessoal e de limpeza e roupas.

Na Casa de Direitos, também será executado o Projeto de Educação e Capacitação para Refugiados e Migrantes, com o apoio da Fundação Banco do Brasil, que tem como objetivo central o acompanhamento psicossocial, formação em Língua Portuguesa, Cultura Brasileira, Legislação Trabalhista, Economia Solidária, Empreendedorismo e Inclusão Digital.

As iniciativas contam com a parceria da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH); Cátedra Sérgio Vieira de Melo, da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados e Organização Internacional das Migrações, da Agência da Organização das Nações Unidas para as Migrações.

O quê? Celebração de Abertura, Casa de Direitos, Lançamento do Programa Pana e Projeto de Educação e Capacitação para Refugiados e Migrantes no Distrito Federal e Cidades do Entorno
Quando: Dia 08 de novembro de 2018

Horário: 10h

Onde: Cáritas Brasileira – Edifício Venâncio II, Bloco H, Salas 101/104 – CONIC – Setor de Diversões Sul – Brasília (DF), 1ª andar

Quem: Diretora de Incidência Política da Cáritas Internacional, Martina Liebsch; Diretor-Executivo da Cáritas Brasileira, Luiz Cláudio Lopes da Silva (Mandela); Migrantes e Refugiados e Entidades Parceiras

Informações: Jucelene Rocha – comunicacao@caritas.org.br (11)98694-166 ou Osnilda Lima – osnilda@caritas.org.br (61) 98366-1235

Por gentileza, confirme presença

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br