Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

III Jornada Mundial do Pobre 2019: “A esperança dos pobres jamais se frustrará”

08 de outubro de 2019

“Ser pobre no Brasil é sinônimo de resistência”

Maria Zezé, coordenadora do Movimento dos Trabalhadores sem Teto – Foto: Tainá Aragão

A partir da Mensagem do papa Francisco para o III Dia Mundial dos Pobres, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  Cáritas Brasileira, Pastoral da Mulher Marginalizada, Pastoral do Povo de Rua e  Pastoral do Migrante lançam material de mobilização para a Jornada Mundial dos Pobres que será celebrada de 10 a 17 de novembro de 2019.

Na íntegra a carta de dom Joel Portela, secretário-geral da CNBB, motivando para a Jornada, e, em seguida está disponível o material para divulgação.

 

“A esperança dos pobres jamais se frustrará”

Papa Francisco

Irmãos e irmãs em Cristo,

Com alegria, aqui está o subsídio que vai orientar a Igreja no Brasil, a viver a III Jornada do Mundial dos Pobres (JMP), na semana de 10 a 17 de novembro de 2019.

Convocada pelo Papa Francisco no encerramento do Ano da Misericórdia, em 2016, a JMP é um convite a todas as comunidades cristãs e a todas as pessoas de boa vontade, para que levem esperança e conforto aos pobres, e a colaborem para que ninguém se sinta privado da proximidade e da solidariedade humana. 

A principal referência para a Jornada é sempre a mensagem do Papa Francisco. Esse ano, o Papa nos oferece como iluminação bíblica a citação do Salmo: “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sl 9, 19). Ele nos diz que “a opção pelos últimos, por aqueles que a sociedade descarta e lança fora é uma escolha prioritária que os discípulos de Cristo são chamados a abraçar para não trair a credibilidade da Igreja e dar uma esperança concreta a tantos indefesos”.

Como nos anos anteriores, a Cáritas Brasileira está animando as ações da JMP. Nesta terceira edição da Jornada, as pastorais sociais, de modo especial, a Pastoral do Povo de Rua e a Pastoral da Mulher, vêm se somar a este empenho de mobilizar as iniciativas de solidariedade e empatia com os empobrecidos do nosso país.  

Este subsídio oferece textos para reflexão e sugestões de ações que podem ser realizadas, além de depoimentos que inspiram a reflexão a respeito da situação de vulnerabilidade e da resistência dos empobrecidos na defesa dos seus direitos e garantia de sua dignidade. Como instrumentos de comunicação são disponibilizados spot para rádios e TVs, cartaz, e cards para as redes sociais.

O Papa Francisco nos convoca a sermos evangelizadores e evangelizadoras coerentes, semeando sinais palpáveis de esperança. Rogamos à Nossa Mãe Aparecida bênção e  força, animando-nos no caminho  da  esperança e reforçando em todos nós a vontade de colaborar concretamente para que os empobrecidos do nosso imenso Brasil possam sentir o calor do nosso afeto, da nossa presença, na busca por uma vida digna para todas as pessoas.

 

Dom Joel Portella Amado

Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Secretário-geral da CNBB

Material para divulgação da JMP2019

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br