Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Cáritas apresenta Campanha contra fome e pobreza em Simpósio Internacional Alimento e Nutrição

08 de maio de 2014

Como parte da última noite do 15º Simpósio Internacional Alimento e Nutrição no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o assessor da Cáritas Brasileira, Marcelo Lemos, apresentou a campanha mundial da Rede Cáritas “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, lançada em dezembro de 2013 em mais de 150 países.

O evento que iniciou dia 05 e terminou ao meio dia de hoje (08), na Unisinos, em São Leopoldo/RS, reuniu especialistas, trabalhadores, gestores conselheiros, organizações, entre outros, para uma vasta programação composta por conferências, mesas de debate, mostras e apresentação de trabalhos científicos.

Segundo Marcelo, a Cáritas assume o enfrentamento e superação da fome e da pobreza, porque faz parte de sua missão. “Nós assumimos a campanha, não só pelas metas do novo milênio que vão até 2015, ou pelo conjunto de acordos, tanto nacionais como internacionais, para a superação da fome e da pobreza, mas sim por que isso é a nossa causa, nosso papel na construção de um novo mundo”, afirmou.

Ele ainda destacou que nesse momento atual, ao menos no cenário brasileiro, a Cáritas quer trazer o assunto, mascarado pelos governantes, através dos inúmeros programas transferência de renda, para as pautas de discussão no âmbito político, eclesial e social. “Esse conjunto de programas que fazem com que o país seja vistos num estágio de superação da fome e pobreza, gerou uma certa invisibilidade desses muitos sujeitos que ainda estão passando pela ausência de alimentação e em situação de pobreza extrema”.

Os principais objetivos da campanha mundial da Rede Cáritas é mobilizar a sociedade para a reflexão das realidades de fome, pobreza e desigualdades, além de promover políticas públicas efetivas para a superação dessas realidades no Brasil e no mundo. Por isso, eventos como o Simpósio, organizado pela Unisinos, em parceira com entidades como a Cáritas, são espaços legítimos para debater essas realidades.

Para Marcelo, um dos objetivos da campanha para este ano é construir espaços para debater, construir possibilidades de enfrentamento coletivos para superação da fome e da pobreza. “Não estamos tratando a fome só como a necessidade de pão, mas também a necessidade de justiça social, direito a saneamento de qualidade, educação com qualidade, acesso aos alimentos com qualidade. Por isso então, essa luta toda pra uma alimentação, sobretudo mais saudável, com mais segurança e soberania alimentar nas bases, principalmente para as crianças”, finalizou.

 

Por Bruna Garbin, assessora da Cáritas RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br