Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte
← Voltar

Campanha mundial da Rede Cáritas será apresentada em simpósio internacional

Com o objetivo de debater e indicar perspectivas para o direito à alimentação e à nutrição nas dimensões sociais, econômicas, ambientais, culturais e políticas no contexto brasileiro, começou nesta segunda-feira (5), o XV Simpósio Internacional IHU “Alimento e Nutrição no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio”. O evento que ocorre até quinta-feira (8), em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, reúne especialistas, trabalhadores, gestores conselheiros, organizações, entre outros, para uma vasta programação composta por conferências, mesas de debate, mostras e apresentação de trabalhos científicos.

O evento é promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos e conta com a co-promoção da Cáritas Brasileira por meio do Regional Rio Grande do Sul. A conferência de abertura cujo tema foi o direito humano ao alimento e à nutrição, contou com a participação do professor espanhol, José Esquinas Alcazar, da Universidade de Córdoba.

De acordo com Marcelo Lemos, assessor nacional da Cáritas Brasileira que está no evento, Alcazar destacou elementos chaves sobre o alimento e a nutrição no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento, dando ênfase, sobretudo, para a sustentabilidade, à ética, à diversidade e à harmonia. “Na conferência ficou claro que esses elementos são imprescindíveis e precisam ser efetuados com responsabilidade nas políticas de governo, mas, muitas vezes, eles não são assumidos”, comentou Lemos.

Campanha mundial contra a fome, a pobreza e as desigualdades

Será neste contexto de amplos debates sobre a questão do alimento e da nutrição como um direito humano, que a Cáritas Brasileira apresentará a campanha mundial “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, lançada em dezembro de 2013 em mais de 150 países. A mesa ocorrerá a partir das 19h30, no auditório central da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos).

Os principais objetivos da campanha mundial da Rede Cáritas é mobilizar a sociedade para a reflexão das realidades de fome, pobreza e desigualdades, além de promover políticas públicas efetivas para a superação dessas realidades no Brasil e no mundo.

Participam do simpósio Marcelo Lemos e Jaime Conrado, do Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira, Marinês Besson, Jacira Dias, Pâmela Ieda Muniz e Eliane Almeida Pereira Brochet,  da Cáritas Regional Rio Grande do Sul.

Delegação da Rede Cáritas no XV Simpósio Internacional IHU “Alimento e Nutrição no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio”

Delegação da Rede Cáritas no XV Simpósio Internacional IHU “Alimento e Nutrição no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio”

por Thays Puzzi, assessora de Comunicação da Cáritas Brasileira | Secretariado Nacional