Campanha mundial contra a fome quer pautar o direito à alimentação

10 de abril de 2014

Lideranças da Rede Cáritas Internacional discutem estratégias para a campanha mundial “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”. A mobilização luta no combate a fome, a pobreza e as desigualdades.

Reunidos em Roma, capital da Itália, na primeira semana de abril, lideranças da Rede Cáritas Internacional debateram sobre diferentes estratégias para a continuidade das ações de animação e mobilização da campanha mundial “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”. Representando o Brasil no encontro Alimento para todos, Maria Cristina dos Anjos, Diretora Executiva Nacional da Cáritas Brasileira, contou que a reunião também foi um momento de avaliação de todo o processo percorrido até agora.

No dia 10 de dezembro de 2013, a maioria das 164 organizações membro da Caritas Internationalis promoveram atos de lançamento da campanha mundial em todo o mundo. “A avaliação até o momento é bastante positiva”, afirmou Cristina. Além da diretora, representaram a região da América Latina e do Caribe, Alberto Arciniega, da Cáritas Mexicana, e Luiz Cláudio, da Costa Rica.

cristinadosanjos-caritasDe acordo com Maria Cristina, a grande questão levantada durante a reunião foi: qual é a principal mensagem que queremos transmitir à sociedade? Nesta perspectiva, a diretora explicou que, resultado desse encontro, está sendo produzido um material simples que dará suporte para os países durante todo o processo da campanha. “Nós pontuamos algumas questões que precisam estar presente em uma mobilização que quer discutir o direito à alimentação. Discutimos pontos como a necessidade de todos terem acesso aos recursos como terra, água e sementes para produzir, além dos elementos presentes na missão da Rede Cáritas, por exemplo, a dignidade de todas as pessoas”.

Uma grande estratégia adotada para a animação e mobilização da campanha ocorrerá em outubro em virtude do Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16. Todos os países promoverão atos que terão como tema central a questão da agricultura familiar e camponesa. O tema dialoga com a proposta das Nações Unidas que declarou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Para a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a agricultura familiar e de pequena escala estão intimamente vinculadas à segurança alimentar mundial, preservam os alimentos tradicionais, contribuem para uma alimentação balanceada, para a proteção da agrobiodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais. “Uma das sugestões é que cada país entregue para o maior número possível de autoridades, governos e organizações uma carta que terá reivindicações relacionadas ao direito à alimentação”, salientou.

No Brasil, em virtude das eleições presidenciais que também ocorrem no mês de outubro, as forças para essa grande mobilização mundial serão centradas em novembro, durante a Semana da Solidariedade promovida pela Cáritas Brasileira. “Nós vamos concentrar nossos atos em novembro, mas também vamos garantir algumas ações junto com as demais Cáritas durante o mês de outubro”, explicou Cristina.

A diretora da Cáritas Brasileira ainda comentou que no Brasil há inúmeros desafios para levantar essa bandeira que luta no combate da fome, da pobreza e das desigualdades. “Estamos buscando a melhor estratégia para atingir o maior número de pessoas. Nosso país, por exemplo, é continental e abranger todo o território é um dos desafios. Por isso que essa campanha não pode ser somente da Rede Cáritas, ela precisa ser de todos e todas. Com a Igreja, com o próprio Papa Francisco dizendo sobre a importância dessa mobilização, estamos caminhando para pautar essa questão em toda a sociedade”.

por Thays Puzzi, Assessora de Comunicação da Cáritas Brasileira | Secretariado Nacional
Fotos: Alberto Arciniega, da Cáritas Mexicana