Campanha mundial contra a fome e a pobreza é lançada em Pesqueira

25 de junho de 2014

A Cáritas Diocesana de Pesqueira (PE) lançou nesta última quinta (19), dia de Corpus Christi, a Campanha Mundial “Uma Família Humana, Pão e Justiça para todas as Pessoas”. Os preparativos tiveram início pela manhã com a construção do tradicional tapete.

Os tapetes tradicionais em todo país, são confeccionados para a passagem da procissão com o Santíssimo Sacramento. Essa tradição surgiu em Portugal e veio ao Brasil com os colonizadores, e os principais desenhos utilizados remetem ao tema Eucaristia.

caritas-nordeste2-pesqueira-campanhamundial (4)Em Pesqueira, a tradição de confecção do tapete é realizada há mais de duas décadas e na Cáritas Diocesana há sete anos, em que centenas de fiéis acordam cedo, levando materiais diversos entre eles: serragem, tintas coloridas e cal. O tema escolhido pela instituição, este ano, foi a logomarca da Campanha “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, elaborada por toda a equipe Cáritas durante toda a manhã.

“Há três anos eu risco a arte no asfalto para a confecção do tapete da Cáritas. É uma emoção muito grande. O resultado é sempre lindo, mas este ano, ficou mais bonitos que nos anteriores”, declarou Heloiza Araújo, técnica de campo.

No período da tarde, na Matriz Cristo Rei foi celebrada a missa campal presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Luiz que na celebração ressaltou a importância e o viver a Eucaristia em nosso dia a dia. Logo após, os fiéis seguiram em procissão pelas principais ruas da cidade em direção a Catedral de Santa Águeda. Durante o cortejo, foram realizadas duas paradas.

caritas-nordeste2-pesqueira-campanhamundial (1)A primeira, em frente à Sede Cáritas, onde a Secretária Executiva, Neilda Pereira, lançou oficialmente a campanha que tem o propósito de sensibilizar e mobilizar a Igreja e sociedade diante à realidade da fome, da pobreza e das desigualdades vividas pelo mundo e inclusive no Brasil.

“A Cáritas tem a marca da solidariedade no nome e em sua história. E é nesse sentido que queremos promover essa campanha aqui em Pesqueira. É uma realidade que não está distante de nós. É inadmissível que ainda tenha gente com fome por falta de partilha e amor ao próximo. Então, diante de Jesus Eucarístico, a Cáritas Diocesana vem apelar para cada um de nós a vivência do Evangelho, a propagação do amor e que nenhum irmão ou irmã sofra por falta de algo para comer. Hoje, queremos ecoar este grito de alerta: pão e justiça para todas as pessoas. Que este grito chegue às paróquias, às associações, aos nossos corações”, falou Neilda.

A segunda parada em frente a Igreja Mãe dos Homens, todos ouviram o testemunho do Sr. Geraldo de Souza, coordenador da Arca da Aliança, que relatou seu trabalho de solidariedade   junto aos mais pobres. ”Realizo distribuição de comida aos necessitados há mais de dez anos. Além do alimento material, que muitas vezes é incerto, procuramos servir o alimento para a alma também. A palavra de Deus faz parte do nosso cardápio diário, e é ela que nos dá força e coragem para continuarmos na missão”, afirmou emocionado Sr. Geraldo.

Por fim a procissão seguiu até a Catedral, onde o Bispo concluiu a celebração Eucarística com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

caritas-nordeste2-pesqueira-campanhamundial (5)“Diante de tanto sofrimento, de tanta miséria, de tanta fome no mundo, o Papa Francisco desafiou a rede Cáritas para promover em todo o mundo a campanha de erradicação da fome e desigualdades sociais. E aqui em Pesqueira, a Diocese também abraçou a ideia, vamos começar a partir de hoje, no dia a dia, em nossa casa, em nossa comunidade, com um gesto simples como não desperdiçando alimentos durante as refeições”, finalizou o bispo.

Fonte: Núcleo de Comunicação Cáritas Diocesana de Pesqueira –Regional NE2