Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Campanha Mundial Compartilhe a Viagem desembarca em Santa Maria

30 de julho de 2018

A campanha mundial da Cáritas Internacional “Compartilhe a Viagem”, dedicada à sensibilização e à informação sobre imigração e refúgio, iniciou sua passagem por Santa Maria na última sexta-feira (27). O objetivo é recolher histórias concretas de migrantes e refugiados que estão no Brasil em busca de uma vida mais digna. 

As histórias devem ser depositadas na mala oficial da campanha, que pode conter também objetos, desenhos, símbolos… Em solo gaúcho, a iniciativa já passou por Rio Grande, Pelotas e Bagé. “Nossa meta é tentar sensibilizar o Brasil. No fim do ano, vamos juntar em Brasília as cinco malas que estão percorrendo o país e fazer um documentário com os depoimentos recebidos”, explica a vice-presidente nacional da Cáritas Brasileira e coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill.

Outras cinco malas também estão circulando pelas regiões do país e recolhendo histórias de migrantes e refugiados.

Em Santa Maria, a Arquidiocese está à frente da campanha, com coordenação da Cáritas Arquidiocesana, Banco da Esperança, Projeto Esperança/Cooesperança e voluntários.
 
Na sexta (28), a mala esteve na tenda dos familiares das vítimas da Boate Kiss. Às 17h, ocorreu um momento de oração com os familiares presentes, voluntários e parceiros.

No sábado (28), houve um encontro sobre a campanha no Feirão Colonial, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Já no domingo (29), a mala esteve na Praça Saldanha Marinho, no almoço servido aos moradores de rua.

A campanha é uma iniciativa da Cáritas Internacional e conta com apoio das dioceses. Sua duração será de dois anos (2017-2019). O lançamento foi realizado pelo Papa Francisco, em 27 de setembro de 2017. 

A Campanha “Compartilhe a Viagem” pretende contribuir para a construção de comunidades mais fortes e sociedades inclusivas. A mobilização promove a cultura do encontro ampliando os espaços e oportunidades para que os refugiados e migrantes possam ser acolhidos e integrados nos países onde estão.

Por Maiquel Rosauro – Projeto Esperança/Cooesperança

MAGRE BRASIL

Faça parte dessa rede

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.
Prestação de Contas

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br