English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

CAMPANHA MUNDIAL

Entenda a proposta da Caritas Internationalis para a campanha “Uma família humana, alimentos para todos

english_horizontal_a

O que é?

Uma família humana, alimento para todos”, é uma grande campanha feita pela confederação mundial da Caritas Internationalis, e tem como objetivo de colaborar com a erradicação da fome e da pobreza no mundo.

Quem participa?

 Todas as 164 organizações membro da Cáritas são convidadas a participar da campanha. Isso inclui os membros nacionais, como a Cáritas Brasileira, e as Cáritas diocesanas e paroquiais que pertencem a essa grande rede. A coordenação mundial da campanha está sob responsabilidade da Caritas Internationalis.

Como?

Individualmente

A base para qualquer mudança real vem de dentro de nós em primeiro lugar, e na nossa capacidade de ver o rosto de Cristo naqueles que sofrem de fome. Quando começamos a olhar para dentro de nós mesmos e refletimos sobre as questões em torno da fome, tanto no nosso país quanto fora, podemos perceber que somente trabalhando como uma única família em um espírito de compaixão e de unidade é que nós podemos finalmente pôr fim a uma grave injustiça: há comida suficiente no mundo e mesmo assim milhões de pessoas ainda sofrem com a fome.

Nacionalmente

 A Caritas Internationalis articulou todas as suas organizações membros para a mobilização em torno do debate em cada país. Cada Cáritas no mundo adaptou a temática da fome e da pobreza a partir das questões relacionadas com a realidade do próprio país. Por exemplo, no Brasil, questões como soberania alimentar e justiça social foram incluídas no debate por serem temas relevantes em uma sociedade que tanto sofre com as desigualdades sociais.

Internacionalmente

A Caritas Internationalis acredita que a implementação dessa campanha em vários países é um passo fundamental para eliminar a fome global. A Caritas Internationalis irá produzir um projeto de lei sobre o direito à alimentação que as organizações nacionais de Cáritas poderão incentivar o governo a adotar. Além disso, a entidade também irá defender na Organização das Nações Unidas uma sessão sobre o direito a alimentação, prevista para ocorrer em 2015 na assembléia geral da ONU.

Onde?

 A Rede Cáritas Internacional atua em 200 países. No entanto, a organização também representa o amor cristão para a humanidade mostrando que sempre existem pessoas que realizam atos de caridade.

Por quê?

 A alimentação é essencial para viver dignamente. É também algo central para a fé Cristã, começando no ato da transformação do pão no corpo de Cristo, compartilhado com os fiéis durante a celebração da Eucaristia. O primeiro Objetivo do Desenvolvimento do Milênio é eliminar a fome e a pobreza até 2015. Como já estamos chegando a essa data, a confederação Cáritas quer colocar seu poder coletivo e boa vontade e juntar-se com outros a fim de contribuir para o processo de desenvolvimento pós-2015 e por fim ao sofrimento de milhões de pessoas famintas no mundo.

Para acessar o site internacional da campanha clique aqui.

Perguntas sobre a campanha

O que é a campanha contra a fome da Caritas Internationalis?

A Cáritas acredita que é um escândalo que haja quase um bilhão de pessoas passando fome hoje em um mundo que tem recursos para alimentar a todos. As mais de 160 organizações nacionais que compõem a Caritas Internationalis estão unidas em sua primeira campanha global da história para pedir o fim da fome até 2025. Acreditamos que a melhor maneira de conseguir isso é mobilizar os governos para a criação de uma lei que garanta uma alimentação adequada e nutritiva para todos e todas

Por que o “direito à alimentação?

Acreditamos que Deus criou um mundo em abundância. Há comida suficiente para todos, mas uma em cada oito pessoas passam fome todos os dias. Nós podemos mudar esta injustiça. O direito à alimentação é humano, legal e claramente definido (veja a Declaração Universal dos Direitos Humanos), dando origem a obrigação dos governos em reduzir tanto a desnutrição, quanto a desnutrição crônica.

Nossa campanha apela aos governos a partir da mobilização social para incluir esse direito em sua legislação nacional. Se isso fosse feito, nós poderíamos tirar cerca de 890 milhões de pessoas da fome. O direito à alimentação protege todos os seres humanos a viver com dignidade, livres da fome, da insegurança alimentar e da desnutrição. O direito à alimentação não se trata de caridade, mas de garantir que todas as pessoas tenham a capacidade de se alimentar com dignidade.

Datas-chave para a campanha

A Caritas Internationalis lança a campanha “Uma Família unida, alimento para todos” no dia 10 de dezembro de 2013. Estamos mobilizando as igrejas e as sociedades ao redor do mundo para participar e aprender mais sobre questões relacionadas a fome e o direito à alimentação.

Haverá uma semana de ação global em outubro de 2014 com diferentes eventos e ações em todo o mundo, instigando os governos nacionais a adotarem o direito à alimentação. Em maio de 2015 a Caritas Internationalis realizará assembleia geral em Roma, na Itália, para as lideranças de todas as suas organizações membro.

O que você pode fazer?

Junte-se a nós! As organizações nacionais da Cáritas vão organizar ações em nível regional e local. Entre em contato com eles e participe do seu trabalho. Esperamos que a multiplicação de todas essas ações ao redor do mundo irá criar uma onda de apoio ao direito à alimentação.

 

Perguntas sobre a temática

O que é a fome?

A fome existe quando as pessoas não têm o alimento em quantidades suficientes, seguros e nutritivos para o crescimento e desenvolvimento normal e uma vida ativa e saudável. Isso significa que eles vivem em um estado de insegurança alimentar – que pode ser crônica, sazonal ou transitória. 

A insegurança alimentar pode ser causada por não haver comida suficiente ou por pessoas não terem dinheiro suficiente para comprá-la. Os alimentos também podem ser mal distribuídos por causa da fragilidade do sistema e da desigualdade econômica.

O que é a desnutrição?

Desnutrição existe quando as pessoas não têm a combinação adequada e o equilíbrio dos nutrientes em sua dieta. A desnutrição ocorre quando uma pessoa está abaixo do peso ou com deficiência em vitaminas e sais minerais.

Quem está subnutrido no mundo?

Cerca de 870 milhões de pessoas estavam subnutridas no período de 2010 a 2012 no mundo. Isto representa 12,5% da população mundial, ou uma em cada oito pessoas. A grande maioria delas – 852 milhões – vive em países em desenvolvimento, onde se acredita que cerca de 15% da população é desnutrida. Na América Latina e partes da Ásia, o número e a proporção de pessoas subnutridas está caindo, mas na África e na Ásia Ocidental a quantidade de pessoas nesse estado é cada vez maior.

Por que existem tantas pessoas com fome?

Há comida suficiente no mundo, no entanto, 842 milhões de pessoas passam fome. A fome não é causada por falta de alimento, mas por falta de justiça. Em todo o mundo a Cáritas testemunha as conseqüências nefastas dessa injustiça na desigualdade de acesso à alimentação e nutrição adequadas. A Cáritas acredita que esta é uma crise moral e humanitária. Ela é agravada por políticas e práticas desleais, tais como distorção de mercado – devido à especulação financeira excessiva em produtos alimentares -, os conflitos armados, o desvio de recursos alimentares do consumo para a produção de energia, o desperdício de alimentos e a falta de acesso a mercados para os produtores de países em desenvolvimento.

O que o direito à alimentação significa?

O direito à alimentação – e água – é um direito humano reconhecido pelo direito internacional que protege o direito de todos os seres humanos a se alimentar com dignidade, seja por meio da produção do seu alimento ou por meio da compra. Para produzir seu próprio alimento uma pessoa precisa de terra, sementes, água e outros recursos. Para comprá-lo precisa-se de dinheiro e acesso ao mercado. Isso significa que os países têm de fornecer um ambiente no qual as pessoas possam produzir ou adquirir alimentos suficientes para si e para suas famílias, com rendimentos adequados e redes de segurança social.

Por que e como a Cáritas trabalha sobre a fome?

Inspirada pela fé e os valores cristãos, a Cáritas vê o mundo como uma família humanizada caracterizada pelo amor, a solidariedade e a compaixão. O trabalho das organizações da Cáritas sobre a fome varia desde o fornecimento de ajuda alimentar em tempos de crise, a programas de longo prazo para melhorar a agricultura em pequena escala, a pecuária, a infra-estrutura, os sistemas agroflorestais e o reflorestamento.

A Cáritas também promove a participação cívica e a defesa em questões sociais e econômicas, tais como acesso a mercados, nutrição, água e saneamento para as comunidades vulneráveis. Garantir a segurança alimentar para todos é parte da visão Cáritas, em um mundo onde o bem estar e a dignidade humana são fundamentais.

Para a Cáritas, o desenvolvimento humano integral deve ser a meta de estratégias de desenvolvimento sustentável, abrangendo políticas climáticas, educação, capacitação e soberania alimentar. 

A CAMPANHA NO BRASIL

No Brasil, o tema da campanha mundial “Uma família humana, alimento para todos”, foi adaptado a partir do contexto e da realidade do país e ficou “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”.

logo_horizontal

Isso porque a campanha no Brasil irá trabalhar na perspectiva dos direitos e da justiça social. A alimentação adequada e de qualidade é um direito humano e por isso deve ser garantida a todos os cidadãos e cidadãs de forma igualitária.

Lançamento

Não por acaso, o lançamento mundial ocorreu no dia 10 de dezembro de 2013, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, o lançamento será em Brasília (DF) também no dia 10 de dezembro em consonância com os demais países.

O que queremos?

A Cáritas Brasileira pretende com a campanha, que no Brasil vai até 2015, sensibilizar e mobilizar a Igreja e a sociedade sobre a realidade da fome, da miséria e das desigualdades no mundo e no Brasil, além de evidenciar ações promovidas pela Rede Cáritas e pela Igreja no enfrentamento a essas duras realidades.

Gesto concreto

quadrados_2Como uma de suas principais estratégias, no Brasil, a campanha irá promover um processo de escuta e diálogo junto aos grupos, comunidades e paróquias com o intuito de identificar como as próprias pessoas empobrecidas enxergam a questão da pobreza e da miséria em nosso país. Não queremos retratar a fome, a pobreza e a miséria apenas com números que colocam o ser humano em uma mera condição de estatística. Queremos dialogar sobre a verdadeira face dessa realidade, e quem nos contará essa história serão os próprios rostos da pobreza. A expectativa é que na Semana de Solidariedade em 2014 um documento sistematizado com o resultado de todos esses diálogos seja lançado para toda a sociedade brasileira.

DADOS DA MISÉRIA, DA POBREZA E DAS DESIGUALDADES

A concentração de renda no mundo

De acordo com o Relatório da Riqueza Global, lançado este ano pelo banco suíço Credit Suisse, se a riqueza produzida no mundo em 2013, que foi de UU$ 241 trilhões, fosse distribuída em partes iguais entre as pessoas adultas do planeta, cada um iria receber UU$ 56.600,00. O relatório ainda aponta que os 10% mais ricos controlam 86% da riqueza global, enquanto apenas 32 milhões de adultos em um mundo com sete bilhões de habitantes (0,7), possuem 41% da riqueza mundial. Além disso, dois terços dos adultos da humanidade – 3,2 bilhões – só conseguem dividir 3% da riqueza mundial.

A pobreza e as desigualdades no Brasil

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é a sexta economia mais rica do mundo, mas 57 milhões de pessoas ainda vivem em estado de pobreza, ou seja, sobrevivem com meio salário mínimo. Mesmo com programas de distribuição de renda promovidos pelo Governo Federal, 20% dos mais ricos ainda detém 63,8% da renda nacional, enquanto os 20% mais pobres acessam apenas 2,5% de toda a riqueza que é produzida pelo país.

 O “Atlas de Exclusão Social: os ricos no Brasil”, mostra que o país tem mais de 51 milhões de famílias, mas somente cinco mil apropriam-se de 45% de toda a riqueza e renda nacional.

Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE), em 2012, em termos absolutos, o estado da Bahia apresentou maior contingente de pessoas na extrema pobreza, 1.126.897 pessoas, seguido dos estados do Maranhão (924.515), Ceará (718.066), São Paulo (666.452) e Pernambuco (609.160). Já em termos proporcionais, Maranhão, Alagoas, Ceará, Bahia e Pernambuco são os que apresentam as maiores taxas. Consideram-se extremamente pobres àquelas com renda domiciliar per capta inferior a R$ 70.

Os indicadores utilizados na tabela abaixo foram o índice de GINI (de 0 a 1, quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade. 1 significaria que toda a renda da sociedade pertenceria a UM indivíduo apenas; 0, por sua vez, significaria a perfeita igualdade, isto é, todos os indivíduos teriam a mesma renda. Acima de 0,5 já é considerada alta a desigualdade. O indicador 10+ / 10- representando a razão entre a renda dos 10% mais ricos sobre a renda dos 10% mais pobres, e, finalmente, o indicador 10+ / 40- representam a razão entre a renda dos 10% mais ricos sobre a renda dos 40% mais pobres. Fonte: LEP/CAEN/Universidade Federal do Ceará (UFC) a partir do PNAD/IBGE

  2002     2012     Variação    
Unidades Federativas Gini 10+ / 10- 10+ / 40- Gini 10+ / 10- 10+ / 40- Gini 10+ / 10- 10+ / 40-
Acre 0.6384 100.32 7.80 0.5634 70.85 4.83 -11.74% -29.38% -38.04%
Alagoas 0.6149 84.69 6.12 0.5040 43.97 3.26 -18.03% -48.07% -46.69%
Amapá 0.5660 53.70 4.63 0.5487 49.74 4.28 -3.06% -7.39% -7.59%
Amazonas 0.5810 96.02 5.27 0.5249 53.01 3.80 -9.65% -44.80% -27.95%
Bahia 0.6033 83.30 5.91 0.5538 60.43 4.43 -8.20% -27.45% -25.05%
Ceará 0.5999 92.31 5.83 0.5318 47.71 3.93 -11.36% -48.32% -32.57%
Distrito Federal 0.6340 113.23 8.12 0.5877 58.76 5.53 -7.29% -48.11% -31.92%
Espírito Santo 0.5838 62.52 5.28 0.4950 27.72 3.12 -15.21% -55.66% -40.83%
Goiás 0.5590 54.64 4.45 0.4792 25.25 2.85 -14.27% -53.79% -35.98%
Maranhão 0.5809 64.13 5.03 0.6234 96.23 6.42 7.32% 50.06% 27.66%
Mato Grosso 0.5770 60.68 4.96 0.5218 32.75 3.57 -9.56% -46.03% -28.01%
Mato Grosso do Sul 0.5663 49.26 4.64 0.4883 28.23 2.98 -13.77% -42.69% -35.88%
Minas Gerais 0.5666 60.48 4.79 0.5017 32.79 3.25 -11.45% -45.78% -32.06%
Pará 0.5774 69.51 4.99 0.5102 39.98 3.45 -11.64% -42.48% -30.93%
Paraíba 0.6135 68.22 6.04 0.5363 42.82 3.97 -12.57% -37.23% -34.32%
Paraná 0.5425 44.08 4.10 0.4814 27.34 2.86 -11.27% -37.97% -30.15%
Pernambuco 0.6211 113.60 6.59 0.5112 43.82 3.46 -17.70% -61.43% -47.58%
Piauí 0.6326 105.93 7.11 0.5551 41.20 4.38 -12.25% -61.10% -38.45%
Rio de Janeiro 0.5547 47.34 4.36 0.5338 42.71 3.88 -3.76% -9.77% -10.83%
Rio Grande do Norte 0.5944 93.61 5.77 0.5413 50.38 4.10 -8.93% -46.18% -29.07%
Rio Grande do Sul 0.5521 50.22 4.41 0.4787 27.62 2.85 -13.30% -45.01% -35.36%
Rondônia 0.5534 62.59 4.50 0.4871 29.83 3.04 -11.99% -52.35% -32.41%
Roraima 0.5676 85.22 4.90 0.5452 48.68 4.19 -3.95% -42.87% -14.61%
Santa Catarina 0.4747 26.46 2.81 0.4238 18.37 2.12 -10.72% -30.56% -24.75%
São Paulo 0.5580 54.72 4.49 0.4916 27.87 3.03 -11.89% -49.06% -32.58%
Sergipe 0.5680 58.70 4.92 0.5474 44.65 4.16 -3.63% -23.94% -15.48%
Tocantins 0.5707 57.44 4.68 0.5288 41.66 3.79 -7.35% -27.48% -18.95%

ORAÇÃO E REFLEXÃO PASTORAL

Oração da Campanha Mundial

 

logo_horizontal

Senhor Nosso Deus, que nos confiaste os frutos da criação para que cuidássemos da Terra e nos alimentássemos de sua generosidade. Enviaste teu Filho para partilhar sua própria carne e sangue e para ensinar-nos a Lei do Amor. Por Sua morte e ressurreição, nos tornamos  uma única família humana.

Jesus teve grande preocupação com as pessoas que não tinham  o  que comer. Transformou cinco pães e dois peixes em um banquete que alimentou mais de cinco mil pessoas.

Viemos diante de Ti, Senhor, conscientes de nossas fraquezas, mas com muita esperança, para  compartilhar o alimento com todas as pessoas da grande família humana.

Na Tua sabedoria, ilumina os governantes e todos os cidadãos e cidadãs a encontrar soluções justas e solidárias para acabar com a fome no mundo e garantir o direito de cada ser humano à alimentação.

Por isso Te pedimos, Senhor  Nosso Deus,  que  ao nos apresentarmos diante de Ti,  possamos nos proclamar como parte de “Uma Família Humana” com “Pão e Justiça para todas as pessoas”.

 

Amém! Axé! Hawere! Aleluia!

 

Download da oração

Faça o download da oração em Português

Também disponível em Inglês, em Espanhol e em Francês

 

Download da reflexão pastoral

Faça o download da reflexão pastoral em Português

Também disponível em Inglês, em Espanhol e em Francês

O mundo unido em um grande movimento em favor da vida, dos direitos humanos e da justiça social!

Mapa das orações

0

Em tempos de campanha eleitoral, é bom dar-nos conta que existem outras “campanhas”, mais arejadas e mais claras em seus […]

0

Promover debates e reflexões sobre a temática da fome e da pobreza no mundo e no Brasil e disseminar a […]

0

O trabalho em família, a produção sustentável, o protagonismo de jovens e mulheres rurais. Essas são algumas características da agricultura […]

07 ago 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

Um dos principais assuntos abordados durante o evento foi a campanha mundial “Uma família humana, pão e justiça para todas […]


 
0

Em 10 de dezembro de 2013, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) […]

01 ago 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

A Cáritas Diocesana de Pesqueira (PE) lançou nesta última quinta (19), dia de Corpus Christi, a Campanha Mundial “Uma Família […]

25 jun 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

Durante a procissão de Corpus Christi será lançada a Campanha Mundial para a erradicação da fome  Dia de Corpus Christi […]

17 jun 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

Sementes, frutos, sonhos, saberes foram compartilhados num cantinho de um outro mundo possível na praça dos Pirulitos em Crateús-CE nos […]

10 jun 2014 | Campanha Mundial, EPS, Notícias

 
0

A semana do Meio ambiente organizada pela Universidade do Extremo sul Catarinense (Unesc) trouxe para abertura da 9ª Semana do […]

05 jun 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

Lançado pela Caritas Internationalis no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em Roma, capital da Itália, o Prêmio Mulheres […]

04 jun 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

Na noite da última segunda-feira (02) as diretorias das Cáritas Brasileira Regional Ceará se reuniram com os bispos das dioceses […]

04 jun 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

A Cáritas Regional Minas Gerais lançou oficialmente durante o Fórum das Pastorais Sociais Leste II, a Campanha Mundial contra a […]

02 jun 2014 | Campanha Mundial, Notícias

 
0

A Cáritas Brasileira Regional Minas Brasileira e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB – Leste II) lançam a […]

28 mai 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

“A fome não é algo natural, a fome é um problema político!” Ministro Milton Rondó, durante debate com agentes latino […]

22 mai 2014 | Campanha Mundial, Notícias, SOS
0

A Campanha contra a fome “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, lançada em 10 de Dezembro […]

09 mai 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

“A questão da ética é importante em relação aos alimentos. Ao invés de vivermos a era da ética, vivemos no […]

09 mai 2014 | Campanha Mundial, Notícias

 
0

“Precisamos ter uma medida exata do desperdício, porque existe um certo pânico quando se trata dessa questão”, adverte o engenheiro […]

09 mai 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

A partir de agora, as políticas de segurança alimentar na América do Sul e no Caribe terão de considerar os efeitos na […]

09 mai 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

Como parte da última noite do 15º Simpósio Internacional Alimento e Nutrição no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, […]

08 mai 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

Bispo emérito de Duque de Caxias (RJ) e presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, dom Mauro […]

07 mai 2014 | Campanha Mundial, Notícias

 
0

Atualmente, 842 milhões de pessoas ainda passam fome em todo o mundo. Por outro lado, sabemos que cerca de 1,3 […]

07 mai 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

Com o objetivo de debater e indicar perspectivas para o direito à alimentação e à nutrição nas dimensões sociais, econômicas, […]

06 mai 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

Dom Helder Câmara era referência na luta pela paz e justiça social. Seu trabalho é conhecido em todo o mundo, […]

30 abr 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

Encerra-se hoje (29) o “Colombianito Cone Sul”, um seminário que reúne representantes do Brasil, da Argentina, do Chile, do Paraguai […]

29 abr 2014 | Campanha Mundial, Notícias

 
0

O segundo dia do Colombianito Cone Sul, evento preparatório para o XVII Congresso Latino Americano e Caribenho da Cáritas, contou […]

29 abr 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

O “Colombianito Cone Sul”, seminário preparatório ao XVIII Congresso Latino Americano e Caribenho da Cáritas iniciou na manhã deste último […]

29 abr 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

Para iniciar o processo preparatório rumo ao XVII Congresso Latino Americano e Caribenho de Cáritas, ocorrerá de 27 a 29 […]

0

O ano de 2014 foi definido pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Para as organizações da […]


 
0

Em forma de oração ao Senhor ressuscitado, o Santo Padre pediu ajuda para vencermos a chaga da fome que é […]

22 abr 2014 | Campanha Mundial, Notícias, SOS
0

Lideranças da Rede Cáritas Internacional discutem estratégias para a campanha mundial “Uma família humana, pão e justiça para todas as […]

10 abr 2014 | Campanha Mundial, Notícias, SAN
0

Bispo de Jales recebe prêmio de Direitos Humanos e o reverte em doação à Campanha Mundial “Uma família humana: pão […]

08 abr 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

Na noite de 31 de março, data que marca os 50 anos do Golpe Militar no Brasil, a Cáritas Diocesana […]

08 abr 2014 | Campanha Mundial

 
0

Representantes nacionais de Cáritas de todo o mundo estão reunidos nesta semana em Roma, capital da Itália, para discutir sobre […]

02 abr 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

Avançamos rumo a um mundo com mais alimentos, menos diversidade e maior insegurança alimentar. Alimentos como a soja, que até […]

21 mar 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

Religiosa que trabalha no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes fala da importância da Campanha da Fraternidade 2014 […]

28 fev 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

Alimentar o planeta, energia para a vida Convite às melhores práticas em agricultura sustentável; projetos selecionados farão parte da Expo […]

24 fev 2014 | Campanha Mundial, Notícias

 
0

Perto de completar dois anos de idade, Júlio César já deveria falar, brincar e caminhar sozinho. O bebê, porém, é […]

24 fev 2014 | Campanha Mundial
2

A Caritas Internationalis e a Fidel Götz Foundation lançarão o Prêmio Mulheres Semeadoras de Desenvolvimento em homenagem a todas as […]

21 fev 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

No ano de 1996, a Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) realizou a Cúpula Mundial da Alimentação, conferência na qual […]

20 fev 2014 | Campanha Mundial
0

Diariamente, 95,4 toneladas de alimentos vão para o lixo em Manaus, capital de um Estado onde 648,6 mil pessoas estão […]

24 jan 2014 | Campanha Mundial

 
0

Um relatório da ONG Oxfam, publicado na segunda-feira, estima que as 85 pessoas mais ricas do planeta ganham o equivalente […]

24 jan 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

“É intolerável que milhares de pessoas ainda morram diariamente de fome, apesar das grandes quantidades de alimentos disponíveis e, muitas […]

23 jan 2014 | Campanha Mundial
0

A concentração em massa dos recursos econômicos nas mãos de poucos abre uma brecha que supõe uma grande ameaça para […]

21 jan 2014 | Campanha Mundial, Notícias
0

“Por trás de cada vítima [da fome] há um assassino. A atual ordem mundial não é apenas mortífera, mas também […]

17 jan 2014 | Campanha Mundial

 
0

Por ocasião da sua visita a Tenerife para a comemoração do Dia Internacional das Mulheres Rurais (15 de outubro), tivemos a oportunidade de conversar […]

17 jan 2014 | Campanha Mundial
2

Ainda em 2012 a agricultura familiar foi eleita pelos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) como o […]

06 jan 2014 | Campanha Mundial, Notícias, SAN
0

A Cáritas Brasileira vem a público reafirmar que a Campanha Mundial Uma família humana, pão e justiça para todas as […]

0

“Hoje, é impensável imaginar futuros possíveis, saídas da crise mundial, novos paradigmas de convivência, se um bilhão de pessoas não […]

17 dez 2013 | Campanha Mundial

 
 

MATERIAIS PARA DOWNLOAD

Rodas de Conversa versão colorida CLIQUE AQUI
Rodas de Conversa versão preta e branca CLIQUE AQUI
Instrumento para a construção de mapas sobre fome, pobreza e direitos no Brasil CLIQUE AQUI
Logos em todas as versões em .pdf  CLIQUE AQUI
Logos em .PNG CLIQUE AQUI
Logos em .JPEG CLIQUE AQUI
Banners para internet em vários formatos e tamanhos CLIQUE AQUI
Banner para impressão CLIQUE AQUI
Faixa para impressão CLIQUE AQUI
Cartaz “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas” CLIQUE AQUI
Oração em português  CLIQUE AQUI
Release para lançamento CLIQUE AQUI
Vídeos

 

Conheça a campanha mundial por meio da nossa foto-legenda 

SALA DA IMPRENSA

Assessoria de Imprensa da Cáritas Brasileira

Doroty Amaral | (61) 3521-0362 | comunicacao@caritas.org.br

 Para contatos das assessorias de comunicação regionais clique aqui.
Ou ainda, preencha nosso formulário que entraremos em contato com você.
  1. (obrigatório)
  2. (obrigatório)
  3. (obrigatório)
  4. (e-mail obrigatório)
  5. (obrigatório)
  6. (obrigatório)
 

cforms contact form by delicious:days

Releases

CNBB e Cáritas lançam campanha mundial contra a fome e a pobreza

Marcelo Lemos, assessor nacional da Cáritas Brasileira

+55 61 3521-0350 | campanhamundial@caritas.org.br

Você pode participar e contribuir para a superação da fome, da pobreza e das desigualdades sociais no Brasil. Como?

Compartilhando as notícias da campanha veiculadas no site da Cáritas. Acesse todas as notícias AQUI

Promovendo debates e reflexões sobre a campanha e suas temáticas.
Disseminando os materiais de divulgação da campanha na sua rede de contato e enviar as peças de divulgação da campanha a veículos de comunicação que você conheça. Entre no link “materiais” desta página.
Se você é membro de alguma diocese ou paróquia, procure realizar as rodas de conversa da campanha. Ela será o nosso instrumento para a escuta que queremos realizar sobre a fome e a pobreza. Baixe o material nessa página. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail campanhamundial@caritas.org.br ou pelo telefone +55 (61) 3521-0350. Falar com Marcelo Lemos.

Compartilhando as informações da campanha a partir das redes sociais da Cáritas:

 

logo_SITE

Clique aqui para abrir o formulário

https://uploads.knightlab.com/storymapjs/a208b791e2ddd6b9f21dc5cbd38a9485/teste/index.html