Caminhada Pegadas de Ternura chega ao Brasil, a acolhida da Pipa das Cores aconteceu em Guajará-Mirim (RO)

01 de abril de 2019

A Pipa das Cores: Remete aos direitos da criança e do adolescente e traz a marca lúdica presente no universo infantil. As cores da pipa: azul, vermelho, amarelo e verde representam, respectivamente a tranquilidade, amor, alegria e esperança.

A Caminhada Pegadas de Ternura é uma ação de mobilização social de caráter ecumênico que visa sensibilizar as pessoas nas famílias, escolas, Igrejas e sociedade em geral em relação à violência contra crianças e adolescentes, propondo a ternura como modelo de cuidados.

A Pipa das Cores, que representa a ternura, e é símbolo da campanha, chegou ao Brasil neste domingo (31) pela fronteira, entre Guayaramerin, Bolívia, e Guajará-Mirim, Rondônia, e vai percorrer, por 14 dias, o território brasileiro.  Na chegada, a Pipa foi recebida por representantes da Cáritas Brasileira e da Visão Mundial.

A Caminhada Pegadas de Ternura passa pelo Brasil entre os dias 31 de março e 13 de abril, com atos também em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu.

“Depois da viagem de barco, para atravessar a fronteira, fomos recebidos com muita alegria, na Diocese de Guayaramerin, com música, danças, apresentações culturais realizadas pelas crianças bolivianas. Depois nós tivemos também a alegria de receber a comunidade boliviana em Guajará-Mirim (RO), eles vieram conosco, puderam ver apresentações culturais de nossas crianças e participar de um momento celebrativo na Catedral Nossa Senhora do Seringueiro”, destacou a Articuladora da Cáritas Brasileira Regional Noroeste, Edilaine Guariniri de Oliveira. No dia 13 de abril a Pipa será entregue ao Paraguai, em um ato que ocorrerá em Foz do Iguaçu.

O jovem  voluntário na Articulação Noroeste e representante do Programa Infância, Adolescência e Juventudes (PIAJ), para o Inter Norte da Cáritas Brasileira, Deivisson Gonçalves de Souza, destaca que a Caminhada Pegadas de Ternura, além de ser uma marcha em prol do direito à infância livre e segura, é também um ato simbólico. “Essa Caminhada é uma oportunidade para discutirmos a questão educacional e para refletirmos a respeito das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. A palavra ternura tomou um significado muito importante a partir da prática do papa Francisco, onde a ternura engloba o cuidado, as políticas públicas, o nosso pacto, nosso compromisso para com a vida dos pequeninos. Então, a Caminhada vem trazendo pra todo continente latino-americano e caribenho a mensagem que diz: chega de violência contra nossas crianças,  queremos paz e queremos a nossa infância, a nossa adolescência e juventude brincando, sendo felizes e tendo acesso a todos os seus direitos”, enfatizou o jovem durante a celebração na Catedral Diocesana de Guajará-Mirim, Nossa Senhora do Seringueiro.

Em viagem de barco pelo rio Mamoré agentes Cáritas levam a Pipa das Cores de Guayaramerin, província de Beni, Bolívia, para Guajará-Mirim, estado de Rondônia, Brasil.

100% ternura

A ação, que teve início em Tijuana, no México, em junho de 2018 e vai ser concluída na Patagônia, na Argentina, em junho de 2019, é co-organizada pelo Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), Cáritas América Latina e Caribe, Visão Mundial América Latina e Caribe e Federação Internacional Fé e Alegria, que são organizações eclesiais do Continente, associadas ao Programa Centralidade da Infância.

Momento celebrativo na Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Seringueiro também marcou a chegada da Pipa das Cores no Brasil.

Itinerário no Brasil

A Caminhada Pegadas de Ternura vai mobilizar pessoas em todo o país. Veja aqui as principais ações.

31/03: Recepção da Pipa das Cores em Guajará-Mirim, Rondônia. Caminhada em Boa Vista, Roraima.

06/04: Canção ao Por do Sol, com movimentos especialmente em Brasília, Recife e Fortaleza. A ação consiste em uma tarde em parques públicos para unir pessoas, famílias, crianças e jovens, com atividade como espaço para fazer e empinar pipas, criação de  cartazes sobre ternura e fechamento do dia com a canção Hallellujah, de Leonardo Cohen, entoada por corais, artistas, bandas, cantores solo e a população em geral, num ato de celebração e união pela ternura.  O ato em Brasília acontecerá no Parque Ana Lídia, onde também será entregue para  autoridades convidadas uma petição por mais ternura para as crianças brasileiras.

08/04: As crianças serão abraçadas pela ternura no Cristo Redentor, em um ato ecumênico no Rio de Janeiro.

13/04: Ato no Parque das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR) e entrega da Pipa fas Cores ao Paraguai na Ponte da Amizade.

Em todos os atos será possível assinar o Pacto de Ternura, a iniciativa também pode ser realizada de forma online aqui

Durante os eventos da Caminhada Pegadas de Ternura é Possível assinar o Pacto de Ternura, nosso compromisso pra eliminar a violência contra a infância. O pacto também pode ser assinado no link acima.

Por Jucelene Rocha – Rede de Comunicadores/as da Cáritas Brasileira