English
Diminuir tamanho da fonteAumentar tamanho da fonte

Bispos latinos apresentam Rede Eclesial Pan-Amazônica em Washington

19 de março de 2015
repam

“Direitos Humanos e indústrias extrativas na América Latina” é o tema do encontro que ocorre hoje, 19, em Washington. Bispos e leigos que representam a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), serão recebidos em audiência pela Comissão Inter-Americana de Direitos Humanos (CIDH).  A delegação irá expor casos sobre a ação do extrativismo e o impacto das obras atingem diretamente os direitos humanos das populações indígenas e campesinas, ocorridos no Brasil, Equador, Honduras, México e Peru.

O bispo de Roraima (RO), dom Roque Paloschi, que representa a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fala da importância do encontro de apresentação da Repam.

“O desejo nosso é fazer saber aquilo que a Igreja pensa e o trabalho que tem desenvolvido diante desta grande problemática que é a Indústria extrativa e também o desrespeito às populações originárias ou não da grande região da Pan-Amazônia”, explica o bispo.

De acordo com dom Roque, é necessário combater o lucro pelo lucro. “Queremos, nas pegadas de Jesus que veio para que o mundo tenha vida e vida em abundância, também ajudar a promover e defender a vida de todos e da Criação, de um modo muito especial”, comenta.

Direitos humanos

Durante a audiência, será entregue à Comissão relatório sobre a atuação da Igreja Católica na proteção as violações dos direitos humanos, que aponta, também, a criminalização dos defensores de direitos humanos e as graves consequências na saúde, na integridade e na vida, sobretudo das comunidades indígenas e campesinas.

A delegação é formada por representantes do Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), do Secretariado Latino-americano e do Caribe da Caritas (SELACC), da Confederação Latino-americana e caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR) e da Comissão para a Amazônia da CNBB. 

 

Fonte: CNBB

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

SOS HAITI FURACÃO

Redes Sociais

Cáritas Notícias

Cadastre-se e receba por e-mail nossos informativos.

Contato

Cáritas Brasileira
SDS - Bloco P - Ed. Venâncio III
Sala 410 - CEP: 70393-900


Brasília/DF
+55 (61) 3521-0350

caritas@caritas.org.br